Espaços marianos no Santuário, convida devotos a um amor indizível a Nossa Senhora

Os hagiógrafos de São Francisco relatam o amor e o carinho que Francisco tinha para com a Virgem Maria. Em meio a romaria dedicada ao santo franciscano, faz parte da programação dos romeiros e romeiras, a devoção a Nossa Senhora, desde a meditação do rosário, até mesmo a visita a lugares dedicados à Virgem feita Igreja no Santuário de Canindé.

Igreja de Nossa Senhora das Dores: A igreja conhecida como das Dores começou a ser construída em 1877 e em 1886 foi oficialmente entregue para visitação. A Igreja localizada no centro da Cidade é um espaço importante para devoção mariana em Canindé. Durante o mês de maio, os devotos lotam a Igreja para prestar louvores a Mãe de Deus. No período da romaria, os devotos que andam pelos espaços, passam pela a Igreja para lembrar suas dores e participar das celebrações que acontece às 8h e 15h, como também realizar batizados.

Gruta de Nossa Senhora de Lurdes: A Gruta Nossa Senhora de Lourdes é um local de devoção mariana e funciona aos descer as escadarias por traz da Basílica. Junto ao lugar onde os fiéis costumam pegar água para suas promessas e lavar suas enfermidades e seu corpo, se encontra a casa das velas. A gruta faz uma alusão à Virgem que aparecera em 1858 a Bernadete Soubirous, (que mais tarde fora conhecida como Santa Bernardete), em Lourdes – França. O espaço pode ser visitado durante todo dia.

Altar do Imaculado Coração de Maria: Ao entrar na Basílica de São Francisco além do altar mor com a Imagem do padroeiro e outro dedicado ao Sagrado Coração de Jesus com a presença do Santíssimo Sacramento, encontramos um espaço singelo com a Imagem do Imaculado Coração de Maria, acompanhado de vitrais que narram o nascimento de Jesus e anunciação do Anjo. Os romeiros que visitam o espaço, em seu itinerário de fé passam nesse altar lateral para prestar seus louvores àquela que Francisco consagrou como advogada da Ordem.

Em cada espaço, de forma simples e singela, a Virgem Maria é lembrada por aqueles que, assim como Francisco, encontram abrigo e consolo junto àquela que entre tantos títulos, foi invocada pelo santo de Assis como em quem “reside toda plenitude da graça e do bem”.

Colaboração de texto: Roberto Alves
Fotos: Wesley Silva