Corpus Christi: Eucaristia, um apelo de Deus (Veja também programação em Canindé)

Paz e Bem! Os dias se passam e a cada dia percebemos tantos apelos do nosso interior, assim como, de tudo aquilo que nos cerca. Dentre tantos, um constantemente nos reunimos para celebrar – A Eucaristia. Pergunto: Qual o significado que a Eucaristia tem na tua experiência de vida cristã? Sem dúvida, quando nos deparamos com esse tipo de pergunta parece que dá um nó em nossa cabeça. Responder o que é a Eucaristia a nossa Igreja ajuda-nos, porém, volto a insistir é necessário retomar a pergunta anterior para crescermos na fé. Ao respondermos tal pergunta entenderemos o amor de Francisco de Assis para com a Santíssima Eucaristia.

Os nossos irmãos que nos antecederam na fé, ou seja, os primeiros cristãos sempre se reuniam “no primeiro dia da semana”, isto é, no domingo, o dia da Ressureição de Jesus (Cf. Catecismo da Igreja Católica, 1343) para celebrar o Memorial da paixão, morte e ressureição do Senhor. A Eucaristia é a garantia do amor de Deus. Ao repetir este gesto nas Celebrações da Santa Missa não fazemos como mera lembrança, mas proclamamos a maravilha que O Pai nos garantiu pelo Filho, que quer ficar conosco, pela graça do Espírito Santo. O grande apelo da Eucaristia que celebramos é fazermos memória do amor de Deus por nós que se nos manifesta aos nossos olhos sob as aparências do pão e do vinho consagrados.

Quem de nós quer ficar só? Todos nós queremos estar com alguém que nos ame e que se doe. Assim um santo de nossa igreja nos diz: “nossa maneira de pensar concorda com a Eucaristia, e a Eucaristia, por sua vez confirma o nosso modo de pensar”. Ora, a Eucaristia apela ao nosso coração a certeza que não estamos a sós e nem desprovidos do amor divino. Não estamos jogados no mundo, no entanto, temos um caminho a fazer. Sabe qual é? Sermos homens e mulheres eucarísticos. Homens e mulheres que se doam, e que recordam com suas vidas que ninguém esta só. Quão bom seria se as pessoas olhassem para nós e dissessem: este me recorda o quanto eu sou amado por Meu Deus! Aqui, lembro Francisco de Assis. Quem olha para vida deste Irmão de todos sente-se amado e querido por Deus. Logo, Francisco foi um homem eucarístico.

Frei Dennys Santana Ferreira, OFM (matéria do Jornal O Santuário, Edição Junho, 2014)

Veja a programação de Corpus Christi em Canindé

Dia 19 de Junho/2014

Celebrações: 6h, 9h e 16h, na Basílica/Quadra da Gruta

Confissões: Complexo Confessional São Damião Horários: manhã e tarde

Procissão com Jesus Sacramentado

Após a celebração Eucarística das 16h, tendo o seguinte percurso: Aristides Rabêlo, Gervásio Martins, Júlio Campos, Trav. Monsenhor Zezinho, João Pinto Damasceno e Basílica.

Locais das Reflexões e Bênçãos

1ª BÊNÇÃO: Sede da Congregação Mariana. Reflexão: “A igreja vive da Eucaristia”.

2ª BÊNÇÃO: Residência da Sra. Divanira Santiago. Reflexão: “Eucaristia: Fonte de vida e esperança para as famílias”.

3ª BÊNÇÃO: Basílica.

Fonte: Liturgia Paroquial, Jornal O Santuário e Equipe de Comunicação do Site Santuário. Colaboração: Frei Dennys Santana.

Ver mais Notícias Destaque!

Uma resposta