Corpus Christi: Eucaristia, um apelo de Deus (Veja também programação em Canindé)

Paz e Bem! Os dias se passam e a cada dia percebemos tantos apelos do nosso interior, assim como, de tudo aquilo que nos cerca. Dentre tantos, um constantemente nos reunimos para celebrar – A Eucaristia. Pergunto: Qual o significado que a Eucaristia tem na tua experiência de vida cristã? Sem dúvida, quando nos deparamos com esse tipo de pergunta parece que dá um nó em nossa cabeça. Responder o que é a Eucaristia a nossa Igreja ajuda-nos, porém, volto a insistir é necessário retomar a pergunta anterior para crescermos na fé. Ao respondermos tal pergunta entenderemos o amor de Francisco de Assis para com a Santíssima Eucaristia.

Os nossos irmãos que nos antecederam na fé, ou seja, os primeiros cristãos sempre se reuniam “no primeiro dia da semana”, isto é, no domingo, o dia da Ressureição de Jesus (Cf. Catecismo da Igreja Católica, 1343) para celebrar o Memorial da paixão, morte e ressureição do Senhor. A Eucaristia é a garantia do amor de Deus. Ao repetir este gesto nas Celebrações da Santa Missa não fazemos como mera lembrança, mas proclamamos a maravilha que O Pai nos garantiu pelo Filho, que quer ficar conosco, pela graça do Espírito Santo. O grande apelo da Eucaristia que celebramos é fazermos memória do amor de Deus por nós que se nos manifesta aos nossos olhos sob as aparências do pão e do vinho consagrados.

Quem de nós quer ficar só? Todos nós queremos estar com alguém que nos ame e que se doe. Assim um santo de nossa igreja nos diz: “nossa maneira de pensar concorda com a Eucaristia, e a Eucaristia, por sua vez confirma o nosso modo de pensar”. Ora, a Eucaristia apela ao nosso coração a certeza que não estamos a sós e nem desprovidos do amor divino. Não estamos jogados no mundo, no entanto, temos um caminho a fazer. Sabe qual é? Sermos homens e mulheres eucarísticos. Homens e mulheres que se doam, e que recordam com suas vidas que ninguém esta só. Quão bom seria se as pessoas olhassem para nós e dissessem: este me recorda o quanto eu sou amado por Meu Deus! Aqui, lembro Francisco de Assis. Quem olha para vida deste Irmão de todos sente-se amado e querido por Deus. Logo, Francisco foi um homem eucarístico.

Frei Dennys Santana Ferreira, OFM (matéria do Jornal O Santuário, Edição Junho, 2014)

Veja a programação de Corpus Christi em Canindé

Dia 19 de Junho/2014

Celebrações: 6h, 9h e 16h, na Basílica/Quadra da Gruta

Confissões: Complexo Confessional São Damião Horários: manhã e tarde

Procissão com Jesus Sacramentado

Após a celebração Eucarística das 16h, tendo o seguinte percurso: Aristides Rabêlo, Gervásio Martins, Júlio Campos, Trav. Monsenhor Zezinho, João Pinto Damasceno e Basílica.

Locais das Reflexões e Bênçãos

1ª BÊNÇÃO: Sede da Congregação Mariana. Reflexão: “A igreja vive da Eucaristia”.

2ª BÊNÇÃO: Residência da Sra. Divanira Santiago. Reflexão: “Eucaristia: Fonte de vida e esperança para as famílias”.

3ª BÊNÇÃO: Basílica.

Fonte: Liturgia Paroquial, Jornal O Santuário e Equipe de Comunicação do Site Santuário. Colaboração: Frei Dennys Santana.

Ver mais Notícias Destaque!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário