Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

CF 2019: Fraternidade e Políticas Públicas

Todos os anos, no início da Quaresma, acontece o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade (CF) em todo o Brasil. Promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a CF deste ano tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, e lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça” (Is 1,27), e busca estimular a participação, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, em políticas públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro.
Apesar de afetar diretamente a vida de todos os brasileiros, poucos compreendem e participam efetivamente da elaboração e da execução das políticas públicas. Definidas como conjuntos de programas, ações e decisões realizadas pelos governos (nacionais, estaduais e municipais) com a participação de órgãos públicos ou privados, as políticas públicas buscam assegurar direitos para vários grupos ou para determinado segmento social, cultural, étnico ou econômico. De forma mais simples, as políticas públicas correspondem a formas de promover os direitos assegurados na Constituição.
Há poucos meses, a população brasileira elegeu seus representantes nos âmbitos nacional e estadual, que estão iniciando os seus mandatos. O tema da Campanha da Fraternidade deste ano é, portanto, propício ao momento que estamos vivenciando, pois é importante que cada cidadão torne-se consciente do que são e da relevância das políticas públicas que serão implementadas nos próximos anos.
As diretrizes da Campanha da Fraternidade são apresentadas em seu texto-base, que neste ano foi elaborado por meio da participação de vários especialistas e pesquisadores. Lideranças de movimentos e entidades sociais também contribuíram para a elaboração do texto, que destaca uma série de iniciativas que ajudarão a colocar em prática as propostas e ações incentivadas pela Campanha.
As paróquias e suas respectivas pastorais se encarregam de promover eventos e atividades, ao longo de todo o ano, que estejam em sintonia com o tema e a proposta da Campanha da Fraternidade: círculos bíblicos, nos quais é realizado o aprofundamento da Palavra de Deus; rodas de conversa para refletir sobre o tema; vigília eucarística e celebração da misericórdia. A comunidade paroquial é, portanto, convidada a envolver-se com essas atividades e promove-las durante o ano todo, contribuindo para que o objetivo da Campanha seja alcançado.

Reprodução: Revista O Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé, CE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *