Canonização de São Francisco completa 792 anos

Nesta quinta-feira (16), a igreja celebra uma data importantíssima para os fiéis franciscanos, a canonização de São Francisco. Neste dia, o Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé convida a todos os devotos a recordar esse momento especial para todos os franciscanos.

Após receber as chagas de Cristo em seu corpo e dois anos depois de acolher a irmã Morte, em um processo considerado rápido para canonizar um santo, o jovem de Assis foi canonizado pelo seu grande amigo Hugolino, que se tornara o Papa Gregório IX, no dia 16 de julho de 1228.

Na ocasião, o papa foi pessoalmente a Assis para canonizar Francisco. Nesse ano, o Seráfico Pai Francisco passava a ser conhecido pelo mundo como São Francisco de Assis. Para nós nordestinos, o santo de Assis também é carinhosamente chamado de São Francisco das Chagas.

Curiosidades sobre a canonização de São Francisco

• A canonização aconteceu dois anos após a sua morte, no dia 16 de julho de 1228;
  • No dia seguinte, o papa pessoalmente colocou a pedra fundamental para erguer a Basílica de São Francisco de Assis, na cidade de hoje, que hoje guarda os restos mortais e o túmulo do santo;
  • Quem realizou a canonização do santo foi o Papa Gregório IX, que era muito amigo de Francisco;
  • A bula escrita pelo papa em ocasião da canonização se chama: “Mira circa nos”, que em tradução livre significa “extraordinário ao nosso redor”.
  • Em sua visita a Assis, para a celebração da canonização, o papa Gregório IX aproveitou sua estadia e foi visitar Clara no mosteiro de São Damião.

Já faz 792 anos que o jovem de Assis teve sua santidade validada pela Igreja Católica. De lá pra cá, só vemos como São Francisco é atemporal e que seus ensinamentos continuam inspirando jovens pelo mundo inteiro.