Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Canindé se prepara para celebrar o Dia do Romeiro

No dia 3 de fevereiro, Canindé recebe mais uma vez seus devotos, agora para homenageá-los. O Dia do Romeiro, data criada para agradecer toda a fé e dedicação dos romeiros de São Francisco, chega neste ano a 15º edição e tem como tema “Com São Francisco, aprendemos a amar Jesus na Eucaristia e a ter compaixão dos que sofrem”.

Para o Santuário de São Francisco das Chagas, este é um “dia de rezar e louvar a Deus pelos romeiros e devotos de São Francisco que fazem de nossa cidade a alma franciscana do Brasil”, pontua a equipe que está organizando o evento.

Nesse dia, o momento festivo se inicia às 17h30 com a procissão do Painel de São Francisco, e após a chegada, às 18h, está marcada para acontecer uma missa festiva. O Santuário de São Francisco das Chagas oferece ao romeiro uma programação especial ao longo de todo o dia. Haverá celebrações eucarísticas também às 6h, 9h e 16h.

Na ocasião, também haverá uma homenagem cultural aos romeiros. “Queremos reconhecer os romeiros como protagonistas da devoção a São Francisco de uma maneira toda nossa, brasileira, inculturada. Neste dia, vamos mostrar como a força dos devotos ajudam o nosso município. Agradecemos a eles por divulgarem Canindé por todo o Brasil e no mundo”, anima-se a equipe do Santuário.

Viva o Dia do Romeiro

A data do Dia do Romeiro foi instituída por meio de lei municipal em 2005, com o apoio do Santuário de São Francisco das Chagas. A escolha para que a festa acontecesse no terceiro dia do mês se deve ao término da Romaria de Nossa Senhora das Candeias, que acontece em Juazeiro do Norte, no dia 2 de fevereiro.

Vindos de Juazeiro do Norte, os romeiros passam por Canindé e pedem proteção a São Francisco na volta para casa. “As pessoas pensam que a gente vem para Canindé fazer turismo, mas quando a gente sai da nossa casa para vir até aqui é fé, é a fé que nos traz até Canindé”, nos conta Francisca Ferreira do Nascimento Calacio, romeira de Boqueirão do Piauí que há 25 anos vem a Canindé ininterruptamente.

Vamos pintar a Basílica

Na missa em homenagem ao romeiro, às 18h, será apresentado a “Campanha Cor e Luz para o Santuário”, que visa arrecadar doações para a pintura da Basílica. As doações podem ser feitas por meio de depósito ou transferência bancária nas seguintes contas:

Para mais informações basta ligar para o número (85) 3343-0017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *