Canindé FelizCidade Franciscana 2023: Programação Natalina Promete Encantar

No último domingo, dia 26, fizemos o pré-lançamento da programação do Natal no Santuário Canindé FelizCidade Franciscana 2023 em nossas mídias. Oficialmente teremos ainda um bonito momento com a bênção do presépio do Santuário e divulgação pelos nossos frades da programação completa do Natal agendada para ser lançada neste primeiro domingo do Advento, 3 de dezembro, durante a Santa Missa das 9h na Quadra da Gruta. Na celebração religiosa também será apresentado o tema e o logotipo que guiarão as festividades em Canindé.

O evento do Natal FelizCidade, tem início no dia 4 e se estenderá até o dia 29 de dezembro, que promete encantar moradores e visitantes com uma série de atividades que celebrarão a temporada festiva.

A programação, cuidadosamente elaborada, oferece uma variedade de experiências, desde a missa votiva a São Francisco até concursos de presépios, apresentações culturais, além do grande momento da santa missa solene, tudo permeado por uma atmosfera de alegria e espiritualidade natalina.

Entre os destaques da programação, o Concurso de Presépios, que se desenrolará nas capelas das comunidades da Paróquia de São Francisco das Chagas, promove envolver a comunidade na expressão artística e religiosa de Natal. Neste ano, o presépio completa 800 anos de criação por São Francisco. Essa cultura precisa ser retomada pelas famílias cristãs.

Presépio montado na Quadra da Gruta.

A festividade se estende com a Festa de Nossa Senhora Imaculada Conceição, marcada para os dias 4 a 8 de dezembro, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, com celebrações que ressaltam a importância da fé e da devoção.

O período de 2 de dezembro a 6 de janeiro (aos sábados) será marcado pelo Reisado, uma tradição cultural que ganha vida na Praça da Basílica com apresentações emocionantes do Grupo Xique-Xique Canindé.

Outro destaque é o 7º Pedalando para o Menino Deus, um passeio ciclístico de Natal marcado para o dia 20 de dezembro (quarta-feira), saindo da Basílica às 19h. A iniciativa, além de promover um momento de confraternização, arrecadará alimentos para famílias carentes de Canindé.

Concentração para o VI Pedalando – 2022.

O encerramento do Tríduo de Natal, no dia 23 de dezembro (sábado), promete ser emocionante com a Caminhada para a Praça dos Romeiros, sob o tema “Jesus nasceu no caminho”. O cantor Zé Vicente abrilhantará o evento com sua participação especial.

A noite de Natal, no dia 24 (domingo), será repleta de celebrações e apresentações, culminando com a Missa Solene do Natal às 20h na Praça dos Romeiros. O dia 25 de dezembro (segunda-feira) será marcado por missas em diversos horários, proporcionando momentos de reflexão.

Por fim, o Sorteio Beneficente em prol da Paróquia de São Francisco.

Confira a programação detalhada:

PROGRAMAÇÃO DO NATAL NO SANTUÁRIO

CANINDÉ FELIZCIDADE FRANCISCANA 2023:

4/Dez

• Missa Votiva a São Francisco na programação do Natal no Santuário Canindé FelizCidade Franciscana 2023, com apresentação do tema e logo.

20/Nov a 5/Dez

• Concurso de presépios nas capelas das comunidades da Paróquia de São Francisco das Chagas.
  • Inscrições: Setor de Romarias do Santuário

4 a 8/Dez

• Festa da Nossa Senhora Imaculada Conceição
  • 19h – Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores

2, 9, 16, 23, 24, 30/Dez e 6/Jan

• Reisado
  • 19h – Praça da Basílica
  • Apresentação pelo o Grupo Xique-Xique Canindé

9 a 19/Dez

• Celebração do Advento e Natal em Família
  • Novena de Natal nas famílias, nos bairros e comunidades da Paróquia-Santuário

20/Dez

• 7º Pedalando para o Menino DeusPasseio Ciclístico de Natal
  • Concentração e saída: às 19h na Basílica
  • Inscrições: até o dia do evento, com 1kg de alimento em prol das famílias carentes de Canindé.

21 e 22/Dez

• Missa na capela
  • 16h – São Vicente de Paulo – Vicentinos

21, 22 e 23/Dez

• Tríduo de Natal no Santuário
  • 21 e 22/Dez – às 18h, celebração na Quadra da Gruta

23/Dez – Encerramento do Tríduo de Natal

• 18h – Basílica, concentração e início da Caminhada para a Praça dos Romeiros – tema: “Jesus nasceu no caminho” – com momentos de apresentações no percurso, encerrando o Tríduo com a participação do cantor Zé Vicente.

24/Dez

• Apresentação do Pastoril a caminho de Belém
  • 18h30 às 19h30 – Praça dos Romeiros
  • Apresentação pelo Grupo The Angelis

24/Dez

Missas de Natal

• 6h, 7h30, 9h, 11h, 16h – Quadra da Gruta
  • 18h – Igreja Matriz de N. Sra. das Dores
  • 19h – Mosteiro do Santíssimo Sacramento

Missa Solene do Natal

• 20h – Praça dos Romeiros

25/Dez

Missas de Natal

• 6h, 9h, 11h, 16h e 18h – Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
  • 10h – Igreja Matriz de N. Sra. das Dores

29/Dez

• Sorteio Beneficente em prol da Paróquia de São Francisco após a missa das 18h na Quadra da Gruta.

Confira os cards da programação: