Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Canindé comemora Dia de São Francisco

Em 04 de outubro celebrasse o dia de São Francisco, o padroeiro deste município, a cidade mais franciscana do Estado. Em comemoração à data, acontecem, missas, confissões, e orações. Devido às eleições ocorridas no dia 02 de outubro, a tradicional romaria acontecerá somente no período de 6 a 16 próximos. Nas ruas da cidade, bancas de vendas de CD´S tocam músicas em homenagem ao santo. A imagem comemora 220 anos que chegou a terra dos milagres este ano.

O santo chegou em 1796 vindo de Portugal, uma oferta do Coronel Jerônimo Machado.

A história de São Francisco comove a todos. Não é à toa o número crescente de fiéis. Ele abriu mão da riqueza para cuidar dos pobres. Tinha uma sensibilidade especial para todas as criaturas de Deus, fossem plantas ou animais. Falava com os pássaros, os peixes, o sol e a lua, que tratava como irmãos. A devoção ao patrono da ecologia, dos animais, da paz e dos pobres começou em 1758. São 258 anos de muita fé.

Uma das músicas mais tocadas nas ruas de Canindé é “Miscigenação”: “No dia de São Francisco/ é tão grande a multidão/ Canindé fica pequenino/ Canindé é oração/ vai passando a romaria/ segue a procissão”. O trecho da música, do compositor Jota Batista, retrata muito bem o amor que o povo nordestino deposita no padroeiro.

A cidade está tomada de romeiros e até de candidatos, que vieram pedir graças pela vitória no pleito de domingo último. A Basílica de São Francisco vêm recebendo visitas de políticos, cabos eleitorais e eleitores que chegam ao santuário para pedir proteção para os próximos quatro anos de Governo. É fácil encontrar simpatizantes que exibem a foto dos seus candidatos em fotos.

Canindé já vive o clima de festa e devoção. Mesmo com a mudança da data da romaria por conta das eleições, os dois abrigos mantidos pela paróquia continuam lotados. Na Basílica de São Francisco, que passou por uma ampla reforma, a movimentação é intensa. Quem chega, elogia a infra-estrutura.

“Aqui em Canindé, os padres têm um respeito muito grande por nós, romeiros. Sempre nos recebem com carinho”, ressalta a devota Maria das Chagas, que visita a cidade pela quinta vez vinda de Buriti dos Alves, no Estado do Piauí.

A 258ª Festa de São Francisco das Chagas de Canindé têm início na madrugada desta quinta-feira dia 6. As celebrações em homenagem ao padroeiro da cidade acontecem no maior santuário franciscano das Américas.

Para o Pároco e Reitor Frei Marconi Lins, é grande a responsabilidade de estar à frente da coordenação da festa e recepção dos romeiros. “É muita responsabilidade estar conduzindo, assumindo e orientando uma festa de tantos romeiros. Mas nós estamos preparados”, disse frei Marconi que coordena a romaria pela segunda vez. De acordo com o frade, no Abrigo São Francisco foi construído um conjunto de 36 banheiros com chuveiros e sanitários, sendo que dois deles estão reservados para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Além disso, uma cozinha comunitária está instalada com depósito de utensílios e de material de limpeza. Foram instaladas caixas d água para evitar desabastecimento. “São 147 metros quadrados de área construída, que proporcionarão mais conforto, higiene e bem-estar para os romeiros”, frisou o frei.

A Prefeitura de Canindé, em parceria com o Governo do Estado, asfaltou ruas, que ligam o centro comercial ao Terminal Rodoviário Joaquim Magalhães Filho.

“Estamos preparando a cidade para receber bem os nossos visitantes. O romeiro precisa ser bem tratado para que assim ele retorne em anos seguintes com mais devotos”, observa o prefeito Celso Crisóstomo.

A secretária municipal de Saúde divulgou ontem o plano de assistência aos romeiros, que conta com completa equipe e ambulâncias.

Mais informações
Basílica de São Francisco das Chagas
Município de Canindé
Telefones: (85) 3343.0017
3343.0447, 3343.0774

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves

Ver mais notícias destaque do Santuário, clique aqui!

2 respostas

  1. Parabéns a Paróquia de São Francisco em Conindé/Ce, pelo especial cuidado com os romeiros. Eles merecem. Estive hospedado num dos abrigos em setembro de 2016 e fui muito bem acolhido. Uma santa festa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *