Canindé, a alma franciscana do Brasil, celebra 802 anos do Perdão de Assis

Frei Marconi Lins, OFM – reitor do Santuário, na Celebração Eucarística na Basílica de São Francisco das Chagas, transmitida pela Rede Vida de Televisão, apresenta o cartaz de divulgação da Festa e Novena 2018.

A Festa de Nossa Senhora dos Anjos (O Perdão de Assis) marca o início do ciclo de romarias em Canindé que, a partir do dia 2 de agosto, devem seguir até o início de fevereiro de 2018.

O Santuário de São Francisco das Chagas, de Canindé, no Sertão Central do Ceará, no semiárido Nordestino, localizado a 126Km da Capital, celebrou ontem a festa os 802 anos do Perdão de Assis, e Nossa Senhora dos Anjos.

A missa comemorativa foi transmitida pela ‘‘REDE VIDA DE TELEVISÃO’’, com imagens produzidas pela equipe do Núcleo de Televisão do Santuário – NTS, e celebrada pelo Reitor do Santuário, Frei Marconi Lins, porque quem preside é ‘’JESUS CRISTO’’. A Basílica ficou lotada de fiéis de vários pontos do Nordeste. Devotos do santo vieram de Santa Catarina, através do intercambio do Governo do Estado de fortalecer o turismo religioso no Ceará.

Os visitantes chegaram a Fortaleza para o turismo de Praia e optaram em conhecer primeiro o maior santuário franciscano das Américas, onde ocorre a segunda maior romaria em homenagem a São Francisco no mundo.

A data, que também leva o nome de Indulgência da Porciúncula, é festejada em todas as igrejas franciscanas. “Aquele lugar é emblemático, é um lugar de encontro com Deus e aquilo que o homem deve ser, que é um instrumento de paz nesse mundo. É esse sentido que queremos lembrar com a festa”, disse frei Marconi Lins, Reitor do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé.

A comemoração marcou também o início da divulgação da festa de São Francisco das Chagas.

Cartaz Oficial da Festa e Novena de São Francisco das Chagas de Canindé, CE

A festa marca o início do ciclo de romarias que, a partir do dia 2 de agosto, deve seguir até o início de fevereiro de 2019. Apesar de ser um local de movimentação constante de devotos de São Francisco, o religioso explica que a festa já foi mais expressiva no passado. “Canindé é um lugar de nutrir a fé e sobretudo em momentos como esse que é um momento muito emblemático, então, esperamos resgatar este público, que foi se perdendo com os anos”, disse Marconi.

Durante a missa, frei Marconi lançou oficialmente o cartaz e a programação de divulgação da festa de São Francisco das Chagas deste ano, que acontecerá em período normal de 24 de setembro a 04 de outubro, com o tema: ‘’SENHOR FAZEI-ME INSTRUMENTO DE VOSSA PAZ’’.

Confira algumas imagens da Celebração na Basílica:

INDULGÊNCIA DE CRISTO POR MEIO DE FRANCISCO.

Durante a celebração frei Marconi Lins, fez um relato do Dia do Perdão de Assis teve sua origem a partir de uma visão de Francisco, no ano de 1216, enquanto ele rezava em uma noite na Igreja da Porciúncula, próxima à cidade de Assis, na Itália. Enquanto fazia suas orações, o local ficou iluminado e Francisco teria visto, sobre o altar, Jesus Cristo e sua mãe, Nossa Senhora, rodeada por uma legião de anjos.

‘’Durante sua visão, Cristo teria perguntado a Francisco o que ele desejava em prol da salvação das almas. O religioso teria, então, pedido que todos quantos arrependidos e confessados estivessem, tivessem concedido o amplo e generoso perdão, acompanhado da completa remissão de todas as culpas’’, frisou o frei.

Francisco procurou um padre, a quem teria confessado o fenômeno. Ele teria acreditado e autorizado Francisco a comunicar de sua visão ao povo do lugar. Ele, então, reuniu os moradores da região e anunciado à indulgência plenária, nome dado ao perdão divido concedido por Cristo ao povo por meio de Francisco.

Uma noite, do ano do Senhor de 1216, Francisco estava compenetrado na oração e na contemplação na igrejinha da Porciúncula, perto de Assis, quando, repentinamente, a igrejinha ficou repleta de uma vivíssima luz e Francisco viu sobre o altar o Cristo e à sua direita a sua Mãe Santíssima, circundados de uma multidão de anjos. Francisco, em silêncio e com a face por terra, adorou a seu Senhor.

Perguntaram-lhe, então, o que ele desejava para a salvação das almas. A resposta de Francisco foi imediata: “Santíssimo Pai, mesmo que eu seja um mísero pecador, te peço, que, a todos quantos arrependidos e confessados, virão a visitar esta igreja, lhes conceda amplo e generoso perdão, com uma completa remissão de todas as culpas”.

O Senhor lhe disse: “Ó Irmão Francisco, aquilo que pedes é grande, de coisas maiores és digno e coisas maiores tereis: acolho, portanto, o teu pedido, mas com a condição de que tu peças esta indulgência, da parte minha, ao meu Vigário na terra (Papa)”.

E imediatamente, Francisco se apresentou ao Pontífice Honório III que, naqueles dias encontrava-se em Perusia e com candura lhe narrou a visão que teve. O Papa o escutou com atenção e, depois de alguns esclarecimentos, deu a sua aprovação e disse: “Por quanto anos queres esta indulgência”? Francisco, destacadamente respondeu-lhe: “Pai santo, não peço por anos, mas por almas”.

E feliz, se dirigiu à porta, mas o Pontífice o reconvocou: “Como, não queres nenhum documento”? E Francisco respondeu-lhe: “Santo Pai, de Deus, Ele cuidará de manifestar a obra sua; eu não tenho necessidade de algum documento. Esta carta deve ser a Santíssima Virgem Maria, Cristo o Escrivão e os Anjos as testemunhas”.

E poucos dias mais tarde, junto aos Bispos da Úmbria, ao povo reunido na Porciúncula, Francisco anunciou a indulgência plenária e disse entre lágrimas:” Irmãos meus, quero mandar-vos todos ao paraíso!”

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves

Santuário de São Francisco das Chagas