Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Bastidores da Novena: muitas mãos num só objetivo (+Veja fotos!)

Apresentações também fazem parte do Novenário. Crianças, jovens e adultos participam das atividades. Logo atrás dá para também  observar a imagens de São Francisco das Chagas de Canindé

Quem participa da Novena de São Francisco das Chagas na Praça do Romeiro, ou assiste a transmissão ao vivo pela Web TV Paz & Bem através do site Santuário de Canindé, ou ainda pelas emissoras de rádio da região, não imagina quantas pessoas são mobilizadas para fazer acontecer toda noite esta bonita celebração.

Os preparativos começam um mês antes, quando as equipes envolvidas decidem como e quem fará cada coisa. Além da parte de liturgia, a  apresentação artística ou coreografia também é um dos que exigem muito empenho: com mobilização de leigos e leigas, organização e ensaios.

Os grupos ou pastorais responsáveis pela liturgia preparam, com muito carinho, a procissão com os pedidos e agradecimento dos romeiros, trazendo sempre algo representativo do tema da noite ou das equipes envolvidas. Criatividade também na procissão da Palavra, que a cada novena é conduzida ao altar de uma forma nova e diferente. É uma surpresa a cada noite.

Destaque se dê para o grupo de coroinhas, que toda noite se reversa entre as procissões do Painel e a participação na Adoração ao Santíssimo Sacramento. Cada noite um coral da Paróquia fica responsável pela animação dos cantos. Na praça da Basílica outro grupo de cantos conduz e anima o inicio da procissão do Painel e a chegada deste após a novena, que ali é concluída com a benção de São Francisco.

Confira imagens dos bastidores da Novena de São Francisco, em Canindé (clique na imagem para ampliar):

Se você deseja contribuir com o nosso acervo fotográfico da Festa de São Francisco, envie fotos para nosso e-mail: [email protected]

Mais sobre os bastidores da Novena

Não bastasse isso, outras equipes trabalham de forma mais anônima. É o caso daqueles que ajudam na coleta vocacional, da equipe do som e da Web TV Paz e Bem, que no estúdio que fica sob o palco da Praça dos Romeiros, seleciona e edita as imagens para fazer chegar até os internautas todos os detalhes da novena.

Enquanto atrás do palco aglomeram-se os que vão se apresentar, com aquele nervosismo e expectativa que lhe são próprios, na Capela do Santíssimo, localizada sob o palco, grupos se colocam em Adoração ao Senhor, que, ao final da Novena, vai ao encontro dos romeiros e de todo povo de Deus reunido na praça.

Ao todo são mais de dez grupos envolvidos diretamente apenas em uma noite. São cerca de 200 pessoas, entre frades, leigos e profissionais, que tem a bonita missão de ajudar o romeiro e o devoto a celebrar sua fé no Deus da vida que, por meio de São Francisco, a luz do tema: “alívio na dor e no sofrimento”.

Frei Marcos Carvalho, ofm

Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário. Colaborações: Frei Marcos Carvalho e Frei João Sannig.

Ver as notícias do dia a dia da Festa de São Francisco

Ver mais Notícias Destaque!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *