Canindé celebra abertura da Romaria dedicada a São Francisco das Chagas

No alvorecer desta terça-feira, 24 de setembro, o Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé realizou a abertura de mais uma romaria dedicada ao santo. O tema central desse ano aponta para a temática do bem vivenciada durante o ano: “Façam o bem: sejam meus imitadores como sou do Senhor”.

Durante os onze dias de festividade que vai até o dia 4 de outubro, o Santuário recebe milhares de romeiros que vem a “Meca Nordestina” em busca de milagres, curas, cumprir seus rituais de devoção e agradecer pelas graças já concedidas.

No início da celebração foram hasteadas as bandeiras do país, município e do padroeiro. O momento mais esperado era a subida da bandeira que continha a pintura com a imagem do santo. Desde o início da madrugada os romeiros circundavam o símbolo, tocavam, beijavam, erguiam as mãos e faziam suas preces. No momento que a bandeira subia ao topo do mastro, sob o hino “Raia aurora”, vivas e fogos, eles não continham as lágrimas, era um misto de gratidão, lembrança dos que ficaram em casa ou até mesmo a saudade de outros amigos romeiros que já estão na eternidade.

Uma curiosidade durante a missa de abertura foi a presença de abelhas no altar da Praça da Basílica, confirmando a vocação e o amor do Patrono canindeense pelos seres vivos e ao mesmo tempo um alerta global para o cuidado com a criação. Um dos biógrafos do Santo, Tomás de Celano, escreve que Francisco: “recolhia do caminho os vermezinhos, para que não fossem pisados, e mandava dar mel e o melhor vinho às abelhas, para não morrerem de fome no frio do inverno”.

Na homília o reitor do Santuário, Frei Marconi de Araújo, OFM, pede: “nessa festa de São Francisco ouvindo e levando a sério o tema escolhido com tanto carinho… sejamos imitadores dele que procurou seguir os passos de Jesus, no Cristo pobre, humilde e crucificado”. Em um mundo dilacerado pela violência, “nós que somos amigos, devotos de São Francisco devemos mostrar ao mundo que seguimos o Senhor”, afirma o religioso. A programação franciscana que diariamente inicia a partir das 5h tem o seu cume com a novena, por volta das 18h, na Praça dos Romeiros. Em números gerais a festa tem mais de 100h de missas, 50h de batizados, 85h de confissões, 10h de Via-Sacra e cerca de 15h de procissões com o Painel e São Franscisquinho.

Confira algumas imagens!

Da Sala de Imprensa do Santuário – Thiago Ribeiro

?@jandermusic @ Basílica De São Francisco Das Chagas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário