Cultura sertaneja do vaqueiro na participação da Santa Missa

Mantendo viva a tradição de nossa cultura popular, os vaqueiros participaram da celebração que aconteceu na tarde ontem (dia 27), às 16h, na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, com centenas de romeiros, celebrando assim mais de quatro décadas na Festa de São Francisco.

Devidamente trajados com gibões e chapéus de couro, os vaqueiros participaram de toda a liturgia baseada na vida dos vaqueiros e sertanejos, que este ano por determinação do Conselho organizativo da Festa de São Francisco não assistiram a celebração montados em seus cavalos.

Segundo Frei Joãozinho (OFM), fez-se necessário, pois quando a missa dos vaqueiros começou a integrar o calendário da Festa de São Francisco, no dia 01 de outubro de 1970, pelo então vigário, Frei Lucas Dolle, o intuito era mostrar a cultura do povo nordestino aos romeiros de São Francisco, fazendo com que se identificassem com a força e a fé do sertanejo.

É de interesse do Santuário de Canindé manter viva a tradição, tanto é que Frei Joãozinho é enfático ao dizer que: “Isso nós vamos retomar, a nossa questão é evangelizar o Romeiro, e nesta tarde, para evangelizar o romeiro contamos com a presença dos irmãos vaqueiros”.

“A gente não pode perder a nossa riqueza cultural, jamais! E através da nossa riqueza cultural manifestar também a profundidade da nossa fé católica”, ressaltou Frei Joãozinho em entrevista coletiva para as emissoras de rádio de Canindé.

Os vaqueiros além de participarem da Santa Missa, na quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, participaram também da Procissão com o Painel de São Francisco em direção a Praça dos Romeiros. Encerrando assim seus 45 anos de presença na Festa de São Francisco.

Veja algumas imagens da Santa Missa:

Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário (www.santuariodecanindecom). Texto: Eva Santos. Fotos: Arquivo da Paróquia (por Rogério Sales)

Veja mais Notícias Destaques!