04 de outubro: dia de São Francisco

Imagem de São Francisco das Chagas de Canindé, também conhecida carinhosamente pelos devotos como Francisquinho.

A vida do Santo da Paz, da Ecologia e do Pobres

Em 1182 em Assis, na Itália, nasce Francisco, filho de um rico comerciante de tecidos e de uma nobre senhora. Toda a sua vida, principalmente na infância e juventude, foi marcada pelo luxo, graças ao dinheiro da família.

Em defesa de sua cidade, combate contra Perúgia em 1202. Na batalha de Colestrada é preso. Sonha ser cavalheiro e decide ir combater em Puglia, mas em Espoleto uma visão e uma voz misteriosa o fazem parar. Volta a Assis e inicia o longo período que ele mesmo chama de “conversão”. Em 1206 vai como peregrino a Roma, onde se mistura aos mendigos, trocando suas ricas vestes com um deles e se põe a pedir esmolas. Voltando a Assis ocupa-se com os pobres e leprosos; um dia, enquanto ora na igrejinha de São Damião, o Crucifixo lhe diz: “Francisco, reconstrói a minha casa que está em ruínas”.

Diante do bispo de Assis renuncia a tudo devolvendo ao pai até as vestes que usava e exclama: “De hoje em diante poderei dizer livremente: Pai nosso que está nos céus, não pai Pedro Bernardone”. Junto à Igreja de Santa Maria dos Anjos, estabelece a sua morada.

Na festa de São Matias, depois de ter ouvido a explicação do sacerdote sobre o trecho do Evangelho exclama: “É isto que eu quero, é isto que peço, é isto que busco fazer de todo coração”. Alguns jovens de Assis seguem seu exemplo: nasce a Ordem Franciscana. Isto se deu no ano de 1209. Em abril dirige-se a Roma com seus companheiros e obtém do papa Inocêncio III a aprovação da Regra.

Prega o Evangelho em muitos lugares e cidades da Itália. Reúne todo ano os frades em capítulo e os envia às várias nações.

Funda, com Santa Clara, a Segunda Ordem, chamada das Clarissas em 1211.

Desejoso do martírio viaja para o Oriente. Lá passa dois anos. Em 1221 celebra o capítulo das esteiras em Assis e se demite do posto de superior. Nesse mesmo ano é fundada a Ordem Terceira.

Em 29 de novembro de 1223 redige ou escreve a nova Regra da Ordem que é aprovada pelo papa Honório II. Nesse mesmo ano, em Greocio no Natal relembrando o nascimento de Jesus, prepara ao vivo o primeiro presépio.

Já doente, em 1224, vai para o monte Alverne e lá recebe de Jesus as sagradas chagas.

Quase cego, nos primeiros meses do ano em Fonte Colombo submeteu-se a uma operação na vista. Na primavera, retorna a Assis, onde a 03 de outubro de 1226, na hora das vésperas morre, cantando o salmo 141.

Em 16 de Julho de 1228 é canonizado, ou seja, declarado santo, pelo papa Gregório IX.

Em 1935 é proclamado patrono da Itália pelo papa Pio XII.

É proclamado patrono da ecologia em 1979 pelo papa João Paulo II.

Estamos na véspera da Festa de São Francisco em Canindé 2022

Basílica de São Francisco das Chagas já em clima festivo para celebrar seu padroeiro, de 6 a 16 de outubro, em Canindé, Ceará

Se neste ano estivéssemos no período normal sem eleições nacionais, estaríamos celebrando hoje o último dia da Festa de São Francisco em Canindé, CE, fazendo memória ao dia festivo da partida do Santo a Casa do Pai, lembrado no cântico que o santo compôs de título criaturas: “Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã nossa, a morte corporal, da qual nenhum homem vivente pode escapar”. No entanto, hoje além de celebrar esse dia festivo nos preparamos para sua tradicional Festa em Canindé, com a presença dos milhares de devotos romeiros acontecerá de 6 a 16 de outubro, refletindo o tema: “São Francisco nos ensina a viver a sabedoria do Evangelho”.

Hoje dia do Santo das Chagas, de Assis, e o Santuário de Canindé respira o clima festivo com a presença de muitos devotos que vem visitá-lo dos diversos lugares do nosso país.

Confira a programação do dia 4 de outubro no Santuário de Canindé:

Viva Jesus Cristo, viva São Francisco das Chagas!!!

Sejam bem-vindos a nossa Festa 2022! Paz e bem.

Colaboração de texto e fotos: Rogério Sales