Santuário de Canindé realiza Missa de Envio para os que prestarão serviço durante a Festa de São Francisco

            Finalizando a programação do Dia de São Francisco, celebrado neste último dia quatro (4) de outubro, o Santuário dedicado ao santo, realizou uma celebração que contou com a benção de Envio de todos os funcionários, voluntários, contratados e todos que prestarão serviço nos Festejos deste ano. A Missa foi celebrada na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e foi presidida pelo Reitor do Santuário, Frei Gilmar Nascimento, OFM, e concelebrada por Frei Antônio Rodrigues, OFM, guardião da fraternidade franciscana local.

            Ainda nos ritos iniciais, aqueles que exercerão algum tipo de atividade na Festa deste ano, entraram com a réplica do painel de São Francisco das Chagas acompanhados com animação pela assembleia. A liturgia do dia seguiu de acordo com a liturgia própria para o dia do Santo que amou os pobres e ficou conhecido por sua grande relação com a Criação.

A celebração foi presidida por Frei Gilmar Nascimento, reitor do Santuário e Frei Antônio Rodrigues, guardião da Fraternidade Franciscana.

Na homilia, Frei Gilmar direcionou suas palavras a partir do canto franciscano que mostra que a Felicidade pode estar também no seguimento do exemplo de São Francisco e segundo a liturgia do dia que é uma chave de como podemos conquista a alegria vivida por São Francisco de Assis. O frade partilhou que a primeira leitura resume bem o que o próprio Francisco por meio da humildade abraçou: a vontade do Senhor. Passando pela segunda leitura, Frei Gilmar apresentou que São Paulo nos lembra que somente quem assume a cruz de nosso Senhor Jesus Cristo é capaz de transmitir a sua proximidade com Jesus. Dirigindo a homilia sobre o Evangelho, o reitor destacou que só quem tem o coração aberto é capaz de acolher o Amor de Deus em sua vida. Quem deseja fazer a vontade de Deus tem que se fazer humilde, assim como foi compreendido e vivido por São Francisco.

Ao final da reflexão, Frei Gilmar lembrou aqueles que prestarão serviço na Festa que se queremos ser mais felizes a exemplo de Francisco, devemos seguir algumas virtudes deixadas pelo santo como a acolhida, o aconchego e abraço a Jesus. “Estamos nos preparando para mais uma Festa de São Francisco, e para que ela seja bonita não depende somente de nós frades, mas de todos. E peço, quando se sentirem cansados e fadigados pelo serviço, pare e procure o Senhor que nos dá sabedoria necessária. Que nestes dias nos aproximemos mais de Jesus para que verdadeiramente possamos ser mais felizes como São Francisco”, frisou o celebrante.

Ao final da celebração Frei Gilmar dirigiu uma bênção de envio para todos os que prestarão serviço durante a Festa de São Francisco e lembrou os compromissos dos próximos dias com a abertura dos festejos que acontece na madrugada do dia 6 de outubro.

Colaboração de texto: Roberto Alves – Sala de Imprensa do Santuário

Fotos: Rafael Viana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário