Frei Francisco Rogério, anima a Novena de São Francisco na Praça dos Romeiros

Logo mais as 18h, dará início a primeira noite da Festa de São Francisco. Os ritos litúrgicos que acontecem na Praça dos Romeiros convidam os fieis a mergulhar no tema central da Festa e coloca-lo em prática na dinâmica da vida. Mas antes da chegada do Painel na praça, uma animação embala a chegada de tantos romeiros e esta é feita por Frei Francisco Rogério juntamente com o Grupo de Cântico de cada noite.

Frei Francisco Rogério anima pelo segundo ano consecutivo as Novenas da Festa de São Francisco e frisa o nervosismo e o entusiasmo para este momento

Este é o segundo ano de Frei Francisco na animação do Novenário. Sua missão é conduzir todo o momento celebrativo juntamente com os frades, leitores e todos que contribuem com a novena. Em entrevista a Web Rádio Santuário, Frei Chico como é conhecido lembrou que é uma alegria estar prestando este serviço e ajudando as pessoas a se aproximarem do real sentido da Novena que é alimentar a fé e a esperança. O vice-reitor do Santuário lembrou ainda que já é uma emoção voltar a Praça dos Romeiros e este sentimento fica ainda mais forte servindo na animação para centenas de pessoas que vão estar no espaço sagrado. “São muitos desafios, podem vir erros, mas vamos aperfeiçoando este caminho e com certeza essa experiência vai ser muito positiva” frisou o frade.

Ainda sobre as expectativas para a primeira novena, Frei Francisco lembrou que quem conduz a celebração na Praça é o Espirito Santo e apesar de quem esteja a frente a experiência vai ser sempre profunda para quem abre o coração para acolher a graça que é derramada. Frei Rogério apresentou ainda que a proposta do Santuário é que em breve esta animação seja feita de forma compartilhada para dividir os serviços na Novena.

Frei Francisco participou do Bate Papo Franciscano que acontece na programação da Web Rádio Santuário

O frade lembrou com alegria e reverência o trabalho desenvolvido por anos, por Frei Jonaldo Adelino e o quanto sua missão através de sua voz e do seu jeito marcou muitas pessoas.

Sobre a preparação do frade para conduzir a Animação da Novena, está o cuidado dos próprios confrades nas tarefas que são assumidas pelo mesmo e ainda no cuidado em não beber água gelada ou levar muito sol. Frei Rogério contou ainda um detalhe desta rotina: “Além de todos os cuidados físicos, o maior cuidado que tenho é saber que vou para Praça dos Romeiros não para apresentar um show, mas para rezar com todos os devotos.”

Colaboração de texto e Fotos: Roberto Alves – Sala de Imprensa do Santuário