Romarias “pau de arara”: Guardião do Convento destaca que a fé dos romeiros em São Francisco é inabalável!

Ao pregar para uma multidão na missa celebrada na manhã do último domingo, dia doze, o guardião do convento dos frades Frei Jean Souza lamentou os excessos na fiscalização aos veículos paus de arara.

“O pau de arara ainda é o transporte mais utilizado pelos romeiros que vêm a Canindé. Por conta da intensa fiscalização, infelizmente muitos fiéis encontram dificuldade em chegar ao Santuário, sendo perseguidos, mas que apesar disso a fé em Deus e a esperança em São Francisco é maior que qualquer sofrimento”, frisou o frade.

Na santa missa celebrada na Quadra da Gruta que estava tomada de fiéis, frei Jean pediu mais respeito à tradição e a fé das pessoas. Segundo ele, a fiscalização exagerada já ganha ares de intolerância religiosa.

Acompanhe o áudio com a palavra do Guardião:

O Santuário acredita estar havendo um rigor desnecessário na fiscalização aos paus de arara. Há décadas o romeiro vem a Canindé nesses veículos sem histórico de acidentes. A maioria dos transportes já passou, inclusive, por adaptações e outros têm até uma autorização especial para tráfego nas rodovias, para quem pretende chegar a Canindé neste meio de transporte.

Orientação aos transportes de romaria a Canindé

Para uma boa romaria em qualquer meio de transporte que faz um trajeto seja ele religioso ou de outra natureza requer preparo. Por isso coordenador de romaria, deixe sua romaria bem organizada (verifique todos os itens de conforto e segurança do veículo). Para os veículos pau-de-arara procure o documento de autorização especial (declaração AET) para trânsito nas rodovias e garanta uma condução sem maiores constrangimentos.

Com confiança em Deus e as bênçãos de São Francisco o frade Jean pediu para os romeiros não terem medo de vir a Canindé.

Desejamos a todos uma feliz viagem a Canindé, São Francisco estará lhe aguardando em mais um bonito momento de evangelização de nossa festa franciscana.

Informações do “Boletim da Festa”, transmitido pelas Rádios, AM São Francisco, FM Santa Clara e Rede Paz e Bem, às 8h.

Veja algumas imagens da Festa de São Francisco 2014:

Fonte: Rádio São Francisco e Equipe de Comunicação do Site Santuário.

8 respostas

1. Gostaria de expressar o meu repúdio e minha insatisfação com as autoridades do Estado do Ceará, principalmete a direção da PRF e ANTT., devido a rigorosa fiscalização que estas duas repartições estão fazendo com os romeiros de São Francisco. Todos são sabedores que a festa de São Francisco é uma festa do povo humilde que a cada ano se junta a outros romeiros para se fazerem presente a esta festa maravilhosa. Venho aqui pedir ao Bispo, ao Prefeito ao Governador do Ceará que tomem uma medida cautelar com relação a esta fiscalização, que sabemos ser necessária, porém menos rígida,

2. Centenas de romeiros voltam desolados, com muita tristeza nos corações no dia 15 de outubro de 2014, por não ter conseguidp sair do Maranhão ao destino de CANIDÉ -CE. Frustados sem o direito de passar na fronteira que faz divisa MARANHÃO – PIAU, LEMBRANDO QUE TIVEMOS AUTORIZAÇÃO DA PRF do Maranhão para trafegar, fomos supreendidos de sermos barrados pela PRF DO PIAUI, constragidos, nos sentimos muitos humilhados pela PRF DO PIAUI, que mandaram voltar todos s caminhões de ROMARIA A CANIDÉ. MUITO TRISTE, SENTIMENTO DE HUMILHAÇÃO, PERANTE A SOCIEDADE, FICAMOS FRUSTADOS, DESOLADOS UM DIA TODO LUTANDO ESPERANDO UMA RESPOSTA POSITIVA POIS TINHAMOS A ESPERANÇA DE DEUS TOCAR NO CORAÇÕES DOS PESERGUIDORES, NO ENTANTO ELES SÃO MUITO FRIOS E NO FINAL DA NOITE JÁ SEM FORÇAS VOLTAMOS PARA NOSSOS LARES com nossos sentimentos feridos, bastante triste….. 🙁 POR NÃO CHEGAR A CANIDÉ-CE SÃO FRANCISCO ROGAI POR NÓS! PAZ E BEM A TODOS
    ESTAVAMOS SEGUNDO O ADVOGADO COM A DOCUMENTAÇÃO CORRETA E MESMO ASSIM APREENDERAM NOSSAS LICENÇAS E NÃO DEIXARAM NOSSOS CAMINHÕES PASSAREM. E A ORDEM ERA PARA NÃO PASSAR NENHUM! DISSE O POLICIA RODOVARIO FEDERAL DO PIAUI.
    TA VIRANDO REALMENTE INTOLERANCIA RELIGIOSA

3. MUITO TRISTE POR NÃO CONSEGUIR IR COM MINHA ROMARIA QUE ESTÁ A 12 ANOS, LEVANDO ROMEIROS AO SANTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO. E ESSE ANO NÃO CONSEGUIR CHEGAR LÁ.
    POR QUE DISSERAM NÃO PASSA NENHUM CAMINHÃO DE ROMARIA. SÓ NÓS ESTAVAMOS SENDO BARRADOS OS ROMEIROS DE PAU DE ARARA. NÃO SE PREOCUPARAM SE TINHAM LADRÕES, CRIMINOSOS PASSANDO ALI, PORÉM OS ROMEIROS NÃO TINHAM QUE CRUZAR O PIAUI.

SOMOS ROMEIROSSS DE SÃO FRANCISCO!!!!
    TODO PLANEJAMENTO, REVISÃO, ACOMODAÇÕES AOS ROMEIROS PARA TERMOS NOSSO DIREITO QUEBRADO.

4. ESSE POVO SIMPLES NÃO SÃO MALFEITORES, É UM POVO SEDENTO DE DEUS E DE ESPERANÇA, FRENTE Á UM MUNDO, SOCIEDADE ONDE RESTAM APENAS SOFRIMENTO E DESILUÇÃO,BUSCAM NA ROMARIA UM ALENTO, UM SENTIDO DE CAMINHAR, VIVER. A FÉ, E SOMENTE ELA, PODE SACIAR ESSE DESEJO.POR ISSO, REPUDIO Á ESSES EXCESSOS BRUTAIS. SÃO GENTE QUE APENAS QUER UMA COISA, QUE NEM O ESTADO, SOCIEDADE, MUNDO, PODE ESTAR REALMENTE DANDO: ESPERANÇA EM TEMPOS DE CRISE, FÉ NA VIDA QUANDO ELA ESTÁ SENDO DESVALORIZADA NO NOSSO MUNDO ATUAL. PENSEM NISSO!!!!! PAZ E BEM!!!!

5. A PRF precisa respeitar a cultura e tradição do povo, isso é um agravo, um desrrespeito. Os romeiros precisam desses transportes, é preciso respeitar a fé e a cultura alheia, qual o mal, me mergunto, esses romeiros fizeram para serem impedidos de realizar suas viagens? Precisamos de maior posição também da Igreja, que deve buscar intervenções nesse tipo de conduta.