Paróquia de São José é instalada em Canindé

Na foto (esquerda para direita): Pe. Dimas (vigário episcopal), arcebispo de Fortaleza Dom José Antônio entregando as chaves da Igreja a Pe. Roberto (pároco da Igreja de São José), e o pároco da Paróquia de São Francisco de Canindé Frei Marconi Lins

A cidade de Canindé, Ceará, recebeu a instalação de uma nova paróquia: a de São José, localizada no bairro Bela Vista.

A solenidade aconteceu com missa celebrada às 19h, no último sábado, dia 31 de janeiro de 2015. Nesse momento importante, estiveram presentes o Arcebispo de Fortaleza Dom José Antônio Aparecido, o vigário episcopal da Região Sertão Padre Dimas Gonçalves, o atual pároco e reitor do Santuário de São Francisco das Chagas Frei Marconi Lins, OFM, além de padres, frades, religiosas, jovens seminaristas, e muitos populares da comunidade local e inclusive de outras localidades.

A nova paróquia de São José terá seu primeiro pároco o padre diocesano Roberto Reinaldo Pereira de Queiroz, que inclusive já fez experiência de três anos na área pastoral de Santo Antônio no distrito de Caiçara, em Canindé, e recentemente estava em Fortaleza. O Pe. Roberto recebeu das mãos do arcebispo a chave da Igreja e assinou o decreto de posse para permanência no período de seis anos, datado a partir do dia 10 de janeiro de 2015.

De acordo com o arcebispo Dom José a criação da nova paróquia possibilitará ampliar o atendimento religioso e pastoral, em uma área composta por 22 comunidades, reunindo sede e zona rural. Durante a sua homilia o arcebispo agradeceu ao povo daquela comunidade, que traz uma bonita história de evangelização, iniciada pelos leigos/as, e o incentivo dos frades, depois ganhando reforço com a congregação das irmãs josefinas, que continuarão nos serviços religiosos a toda a paróquia de Canindé.

Acompanhe algumas fotos da Santa Missa de implantação da Paróquia de São José:

Saiba mais…

Outra área de Canindé que também se prepara para receber uma nova paróquia é a comunidade São Pedro, no bairro Alto do Moinho, localizado nas proximidades da Estátua de São Francisco.

Quando todo o projeto de reestruturação for concluído a cidade de Canindé possuirá quatro paróquias, sendo elas: Paróquia e Santuário de São Francisco das Chagas, Paróquia de Santo Antônio (distrito de Caiçara), Paróquia São José (Bairro Bela Vista), Paróquia São Pedro (Bairro Alto do Moinho).

Veja agora quais comunidades compõem a Paróquia de São José em Canindé:

1 – Matriz São José (Bairro Bela Vista)

2 – Capela São João Batista (Bairro Riacho São Francisco)

3 – Capela da Imaculada Conceição (Bairro da Imaculada Conceição)

4 – Capela de Santa Edwiges (Conjunto habitacional) (Bairro Bela Vista)

5 – Capela Virgem dos Pobres (Bairro Campinas)

6 – Capela de São Brás (Bairro Boa Vista)

Na Zona Rural:

7 – Agreste

8 – Boa Hora (Capela de Santa Luzia)

9 – Cachoeira (Capela de São José )

10 – Camarão II

11 – Caxinoá (Capela de São Raimundo Nonato)

12 – Ipueira dos Gomes (Capela de Nossa Senhora das Graças)

13 – Longá (Capela de N. Sra. Perpértuo Socorro)

14 – Madeira Cortada (Capela de N. Sra. Perpétuo Socorro)

15 – Monte Oreb (Capela de N. Sra. de Fátima)

16 – Primeiro de Maio

17 – Renguengue I (Capela de Santa Isabel da Hungria)

18 – Renguengue II (Capela de São João)

19 – Retiro

20 – Sousa (Capela de N. Sra. Aparecida)

21 – Transval (Capela de Santo Expedito)

22 – Vista Alegre (Capela de Santa Luzia)

Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário.