Paróquia de Canindé realizou Assemblei de Pastoral

Momento dinâmico de animação na Assembleia de Pastoral da Paróquia de Canindé

A Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé, Ceará, realizou entre os dias 07 e 08 de fevereiro de 2015, no Centro de Treinamento, mais uma Assembleia de Pastoral Paroquial, à luz do tema: “A alegria do anúncio do Evangelho: sendo sal da terra e luz do mundo”.

A Assembleia foi um momento importante para trabalhar a espiritualidade, a formação,  avaliar e planejar as ações pastorais da evangelização na Igreja. Tivemos a presença da nova fraternidade de Canindé, com o pároco e reitor Fr. Marconi Lins, OFM, o guardião Fr. Sérgio Moura, OFM, Fr. Paulo dos Santos, OFM, e ainda Fr. José Domingos, OFM, e Fr. João Sannig, OFM, além da participação dos agentes das pastorais e grupos de cantos da paróquia.

No primeiro dia, 07 de fevereiro, os participante partilharam a Palavra de Deus, na oração da manhã, imbuídos na oração e espiritualidade franciscana, em um espaço arborizado do Centro de Treinamento. Logo após o café foi o momento do professor e teólogo Wellington Costa, trazer o documento do Papa Francisco: “A Alegria do Evangelho”. No decorrer da assembleia também tivemos a  apresentação da nova equipe dos frades, a síntese da última assembleia e das dimensões (missionária, sacramental e social), concluindo com trabalho de grupos afim de avaliar as prioridades (família, catequese e  liturgia) da ação evangelizadora na paróquia.

Vamos acompanhar alguns momentos da Assembleia de Pastoral Paroquial:

Saiba mais…

O pároco acolheu a assembleia e trouxe sua mensagem para uma vida paroquial sempre na harmonia, para a construção do Reino de Deus. E destacou: “todos somos amigos, numa amizade verdadeira, dada por Deus. São Francisco foi um verdadeiro adorador da Trindade Santa. Somos habitação da Trindade Santa. Esse Deus nos foi revelado, portanto somos portadores desse mistério. A presença de Deus em nós é mostrada pela comunhão fraterna.”

Dentro do conteúdo trazido pelo palestrante Wellington Costa, na exortação do Papa Francisco: A alegria do Evangelho, foi reforçado aquilo que São Paulo dizia: “alegrai-vos sempre no Senhor”. Ainda ressaltou que a ação da igreja deve estar pautada na essência do evangelho. O cristão leigo/a, deve sempre trabalhar dentro de uma praticidade, do amor, da compaixão, da misericórdia, da justiça.

No segundo dia, 08, tivemos celebração eucarística, planejamentos dos trabalhos para a  agenda pastoral 2015 e momento de esclarecimentos dos serviços paroquiais.

Frei Marconi, colocou junto aos participantes a continuidade das prioridades paroquiais: família (fonte da fé e Igreja doméstica), catequese (fé compreendida) e liturgia (ação celebrativa da comunidade de fé).

Na conclusão agradeceu a todos os participantes, ressaltando o grande compromisso que temos para uma igreja mais missionária.

Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário.