Espiritualidade: NATAL, FESTA DAS FESTAS (Veja ainda a programação da Web TV para o Natal)

Presépio da Basílica de São Francisco, em Canindé, Ceara

São Francisco celebrava o Natal com uma alegria inefável, dizendo que era a festa das festas, pois neste dia Deus se fez menino, sugou o leite, choramingou, foi acariciado e dormiu como todos os filhos dos homens (2 Celano 199). Dizia também, àqueles que tivessem um boi e um burro em suas casas tratassem fraternalmente esses animais, fazendo memória do menino que nasceu em Belém, deitado numa manjedoura e dormindo sobre o feno, entre um boi e um burrinho. Dessa forma, o natal marca definitivamente a vida dos seres humanos, pois Deus se faz gente, morada no nosso meio, torna-se um de nós (Fl 2,6-9), como “imagem visível” de Deus invisível (Cl 1,15), como “expressão de seu ser” (Hb 1,3): É comum, no Natal, vê as ruas de nossas cidades estarem mais iluminadas e enfeitadas. Há quem discuta sobre suas reais intenções, pois se exalta com maior intensidade a figura do “bom velhinho” (papai Noel) do que propriamente do menino Jesus. É bem verdade, ainda, que a mercadoria se torna o objeto de desejo de crianças e adultos e consegue falar mais do que fazer de si um presente para o outro, isto é, damos presentes sem nos dar, recebemos sem acolher, celebramos sem perdoar.

Celebração do 4º domingo do advento, com o celebrante Frei Jean, na Quadra da Gruta, atrás da Basílica, em Canindé

A espiritualidade do Natal é exatamente oposta a essa cultura atual. É sim quando o coração torna-se manjedoura e, aberto ao outro, acolhe os que sofrem, aos enfermos, às crianças de rua, enfim, aos excluídos. Foi nesta atmosfera que Deus também se fez presença e presente em nós e o Natal torna-se esta oportunidade de resgatar esta dimensão espiritual no ser humano. Portanto, o mistério do Natal que celebramos é um dos pontos altos da espiritualidade cristã, é um cumprimento de um plano traçado na eternidade. É a realização da expectativa do povo de Deus. É também Deus se fazendo homem e o eterno entrando no tempo. Natal é a boa nova do nascimento de Jesus: “Não temais, eis que vos trago boa nova de grande alegria, que será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.11).

Frei Pedro Júnior,OFM (Colaborador do Jornal O Santuário)

Saiba mais…

Vamos participar da programação do Natal no Santuário:

  • Dia 24 de dezembro

Celebrações Eucarística, na Quadra da Gruta, atrás da Basílica: 5h, 7h, 9h, 11h, 16h e 18h

20h30 – Show Natalino, na Praça dos Romeiros

23h – Missa Solene do Natal do Senhor, na Praça dos Romeiros

  • Dia 25 de dezembro

Celebrações Festivas, na Quadra da Gruta, atrás da Basílica: 6h, 9h, 16h e 18h

Web TV Paz & Bem com programação especial para o Natal no Santuário

No próximo dia 24 de dezembro a Web TV Paz & Bem do Santuário terá programação especial para o Natal, com vídeos natalinos,  entrevistas sobre o Natal em Canindé com o pároco Frei João Amilton e o guardião do Convento Frei Jean, informações sobre atendimento religioso no complexo da Basílica. Na Praça dos Romeiros, às 20h30 acontecerá apresentação com Show Natalino e o momento mais aguardado com a Santa Missa do Natal do Senhor. (Clique aqui para acompanhar no player de vídeo).

Fonte: Jornal O Santuário e Equipe de Comunicação do Site Santuário e Paróquia de São Francisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário