Museu Regional São Francisco guarda experiências da romaria e da cultura de Canindé

Uma das salas do museu, traz os ex-votos dos romeiros, como símbolo de um pedido ou graça alcançada

Dentre os muitos espaços que o Santuário dispõem para visitação está o Museu Regional São Francisco, apresentando a todos que ali passam uma bonita história que marca a experiência da romaria e da cultura da cidade de Canindé.

O início dessa história, se deu há 43 anos, quando os romeiros traziam peças de expressivo valor histórico, cultural e religioso. Hoje o acervo conta com cerca de cinco mil peças, algumas bem importantes para a história da romaria e da religiosidade do povo canindeense, como o primeiro cofre da Basílica; uma motocicleta alemã, modelo 1938, que serviu a Frei Policarpo; vários sinos, inclusive os da primeira Igreja de Canindé; pias batismais e muitos outros objetos curiosos que despertam a imaginação dos visitantes, fazendo de fato uma viagem pelo tempo.

Durante a Festa de São Francisco o Museu Regional São Francisco funciona das 7h às 17h.

Ouça o áudio do funcionário do Santuário, Francisco Dias, apresentando um pouco o histórico do museu de Canindé, clique no link: FS – (27.Setembro.15) = Francisco Dias – Caridade – Museu

Saiba mais…

Em 1972 o ex-vigário Frei Lucas Dolle instalou um modesto museu para expor o que além da fé os devotos deixavam na cidade. Funcionou na casa que servia de maternidade na Praça Cruz Saldanha onde hoje funciona o Cetro de Catequese.

Em 03 de agosto de 1973 o novo Museu foi inaugurado possuindo em exposição aproximadamente 3.000 peças. Em julho de 1985 passou por reformas ganhando ampliação ganhando destaque a história de São Francisco na arte Nordestina. O Museu Regional São Francisco, ou Museu de Canindé, atualmente possui mais de cinco mil peças, o local conta com um importante acervo que está aberto à visitação diariamente.

Por ano quase 100 mil pessoas visitam o museu de segunda a sábado das 07h às 11h e de 13h ás 17h. E aos domingos de 08h às 12h.

Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário (www.santuariodecanindecom). Texto: Eva Santos.Fotos: Arquivo da Paróquia.

Veja mais Notícias Destaques!