Missão entre os povos indígenas Tiriyó

Paz e Bem!

Neste ano de 2015 em que a Igreja celebra o “ano da Vida Religiosa Consagrada” entre os meses de janeiro e junho, como metodologia pedagógica da formação franciscana, os confrades Frei Rafael Reginaldo e Frei José Nilton participaram da experiência fraterno missionária no norte do país, mas especificamente no estado do Pará, entre os índios de etnia Tiriyó próximo a fronteira com o Suriname. Na missão Tiriyó entre os povos indígenas do parque Tumucuma onde encontraram outros confrades que há décadas dedicam a sua vida na vivência do Evangelho enfrentando diversos desafios, e sendo uma presença franciscana na região amazônica. E que com muita fé e entusiasmo respondem com alegria ao chamado vocacional que um dia receberam de Deus.

Confira algumas imagens do frades na missão do povo indígena Tiriyó:

Saiba mais…

Experiência fraterno missionária com povo Tiriyó

A vivência entre os índios Tiriyó me possibilitou um encontro pessoal com Cristo, pobre, marginalizado, humilde e alegre. A vida simples daquele povo me fez mergulhar em uma profunda experiência de Deus. Além de me proporcionar uma releitura de minha história de vida e vocacional. A abertura para com outra cultura, com suas realidades e costumes me fez enxergar nos mínimos gestos e atitudes singelas a presença do verbo Divino. A participação e proximidade com os indígenas me possibilitou uma melhor compreensão do idioma, neste período que passei por lá. Apesar dos indígenas possuírem sua própria língua, isto não se tornou um empecilho para acontecer uma verdadeira comunicação, porque “[…] somos chamados a levar o sorriso de Deus […]” [1].

Fonte: Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. Colaboração do texto: Frei Rafael Reginaldo do Nascimento, OFM.

[1] A CAMINHO rumo ao capitulo geral extraordinário “A Vocação da Ordem hoje”.  2005, p. 34.