Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Francisco de Assis e a natureza: cortesia e reverência

Em nossos dias quando se fala de ecologia e de cuidado com o meio ambiente a figura de São Francisco é sempre lembrada e acenada. Mas é sempre bom ressaltar que a ação ecológica que se inspira no Irmão de Assis precisa ir além de ações pontuais como reciclar materiais, plantar árvores e flores, bem como lutar pela preservação de espécies ameaçadas. É preciso mudar o jeito de viver e conviver, de olhar e de se relacionar.

A partir de sua profunda e original experiência da paternidade de Deus e de  uma vivência surpreendente e inaudita da dimensão horizontal dessa fé, Francisco não se colocava acima das outras obras da Criação, mas ao lado delas, consciente de que este planeta é a grande Casa que o Pai terno e amoroso preparou para todos.

… Recordar Francisco de Assis nesse tempo de aquecimento global e outros efeitos do descuidado humano com a casa-Terra, pois é deixar-se impactar pelo testemunho para sermos também “profetas da vida e defensores da criação”, num modo radicalmente novo de viver e conviver com os irmãos e irmãs que partilham conosco esse habitat comum ainda tão belo e encantador. Pense nisso!

Fonte: Trecho da Carta de Frei Beto Breis, Ofm, Pag. 87, nº 451, do Informativo da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.

Ver mais Notícias Destaque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *