Aconteceu entre os dias 09 e 12 de julho o II Encontro Nacional Franciscano de Jovens

Participantes do II Encontro Nacional de Jovens da CFMB

Foi realizado em Anápolis-GO o II Encontro Nacional Franciscano de Jovens na Paróquia de São Francisco de Assis, com o tema: “Jovens com Francisco seguindo Jesus Cristo” e o lema: “Vai e Reconstrói a minha igreja”. Cerca de 450 participantes, entre jovens, frades e religiosas provenientes de todas as regiões do país. É uma enorme satisfação em saber que esse momento foi oportuno para vivenciar toda a alegria de poder encontrar irmãos na fé e no carisma.

Algumas das expectativas foram: a vontade de fortalecer a fé, conhecer o novo, aprofundar a espiritualidade franciscana e encontrar luz para nossa caminhada. Foram dias de intensa convivência, vida de oração, partilha de experiências e momentos formativos.

Acompanhe algumas imagens do Encontro:

Evangelização cada vez mais missionária

Com o advento da Jornada Mundial da Juventude, criada pelo então Papa João Paulo II, a igreja ganhou novo vigor. As catequeses que se deram naquele encontro contagiaram a igreja no mundo todo. Na última Jornada, no Rio de Janeiro em 2013, sentiu-se um forte apelo por parte do Papa Francisco, para que os jovens encarassem uma evangelização cada vez mais missionária, de encontro e de ida as periferias humanas.

Protagonismo e desafios para os jovens

São muitos os desafios que os jovens cristãos deparam-se entre eles: o atual modelo econômico que gera exclusão, o extermínio de jovens, a cultura do descartável, a destruição da natureza e as injustiças sociais. Para isso é necessário nosso engajamento político na busca de transformação da sociedade. Devemos apresentar ao mundo o Cristo da Esperança.

É um verdadeiro nadar contra as correntes do mundo, cada vez mais materialista, indiferente e isolado. Os jovens são e estão inquietos e cabe a todos serem rostos jovens de Jesus para outros jovens. O Papa Francisco dá ênfase e destaque com as seguintes palavras: “Fé, esperança e amor” em seu discurso dirigido aos jovens em Copacabana quando nos encorajava a assumirmos com alegria e coragem a missão do anúncio do evangelho a todas as nações.

O II Encontro refletiu o tema: “Jovens com Francisco seguindo Jesus Cristo”, que refletirá em toda a igreja no Brasil, visto que o testemunho de São Francisco, através desses jovens, irá mostrar um jeito sempre novo de evangelizar.

Participação da Paróquia de Canindé

De Canindé participaram quatro jovens, sendo eles: Edwilson, Jhon, Wilker e Juciele, representando a Paróquia de São Francisco das Chagas, que participam da Comissão Paroquial da Juventude e da JUFRA.

Fonte: Revista O Santuário, Ed. Julho/2015. Colaboração: Mikael Sousa Vieira – Comissão Paroquial da Juventude

Veja mais Notícias Destaques!