Faleceu o artista canindeense Manoel Messias

Um dos artistas importantes da cultura popular da cidade de Canindé faleceu na noite do domingo, 06 de maio, no Hospital São José, em Fortaleza.

Manoel Messias, também carinhosamente conhecido como Manoelzinho, era cantor, compositor e artista plástico, de uma característica simples, dedicou-se com grande alegria em função da arte.

Foi o coautor do Hino de Canindé, que compôs juntamente com o maestro J. Rainho. Sendo devoto de São Francisco e de Nossa Senhora lançou muitos trabalhos de músicas, louvores e hinos, alguns de grande relevância a romaria, como: Hino do Romeiro; De Longe Distante.

Uma de suas composições mais recentes, foi no ano passado, para a Reinauguração da nossa Basílica. (Veja a letra e música aqui).

Com muita empolgação, despojamento e dedicação, prestou muitos serviços a nossa Igreja, aos nossos paroquianos, como as festividades ao mês mariano, e também para bem acolher nossos irmãos romeiros, na Pastoral do Acolhimento.

Dentre algumas de suas obras de arte plástica trabalhou na restauração do Painel de São Francisco, em 1980, juntamente com Maria Vieira, Dona Raimunda e o artista Lisboa. E também por algumas vezes restaurou a Bandeira de São Francisco. Também pintava muitos quadros de São Francisco, como alguns que estão expostos na Casa dos Milagres.

Um de seus bonitos trabalhos também aconteceu na Festa de São Francisco de 1987, com o andor de São Francisco, havendo uma réplica da Basílica com o santo.

Agora, nosso irmão de fé, Manoel Messias, está mais próximo do nosso Pai, do santo de sua devoção, São Francisco e de Maria, a nossa Mãe do Céu.

O nosso muito obrigado, de todos que fazemos o Santuário e Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé pela sua generosidade como pessoa. A maior homenagem está na amizade feita por todos que estiveram em sua convivência e assim deixamos as nossas orações.

Saiba mais…

Uma grande multidão de pessoas, familiares, amigos, alunos de escolas publicas e particulares, acompanharam o seu sepultamento que aconteceu na segunda-feira, 07 de maio, às 17h, no Cemitério São Miguel, em Canindé.

Acompanhe abaixo Manoel Messias cantando, no serviço de acolhimento, aos romeiros de São Francisco:

Veja algumas de suas composições:

DE LONGE DISTANTE

1.  De longe distante, tangidos por fé/ de todo lugar chegam  a Canindé. / Não temem a jornada, correndo até risco, / de qualquer maneira, vêm ver São Francisco.

TEUS FILHOS TE AMAM, TE AMAM COM FÉ,/ SALVE SÃO FRANCISCO/ SALVE CANINDÉ. (BIS)

2.  Trazendo oferendas, do ouro à escultura,/ de tantos aleijos há uma fé que cura./ Com olhos  parados, fitantes no altar./ Com a voz tremente começam a rezar.

3.  As preces lhes brotam dos lábios frementes/ mostrando um amor maior que o da gente./ Salve, ó Francisco. Salve, ó peregrino/ Salve, ó Canindé, Salve, ó terra sublime.

HINO DE CANINDÉ

1.  Canindé o teu  nome é uma prece, pois um dia Rui Barbosa te exaltou, e como Assis foste escolhida, por aquele a quem Jesus mais confiou.

CANINDÉ, CANINDÉ NÓS TE AMAMOS E TE GUARDAMOS UM LUGAR NO CORAÇÃO. QUEM VEM A TI JAMAIS ESQUECE, SANTUÁRIO DE FÉ E ORAÇÃO.

2. Do imenso Brasil, tão pequenina/ Xavier de Medeiros te floriu/ e te fez surgir numa campina/ nesta várzea mais bonita do Brasil.

3.  Na distância gravamos o sino/ da Basílica do teu Santo protetor/ não há sorte que faça esquecer-te/ terra santa de esperança e amor!

Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário, Liturgia Paroquial, e algumas informações do Portal Aquarela FM de Canindé.