Zoológico São Francisco, um despertar para a consciência ecológica

O Zoológico São Francisco começou com as promessas feitas pelos devotos que traziam animais próprios da fauna de suas regiões para Canindé. A ação dos romeiros despertou nos frades um cuidado maior para com estes animais e o desejo de conciliar esta tradição, com a devoção de São Francisco que trazia um cuidado e atenção para com a Casa Comum. Quem visita o espaço parece experimentar um profundo contato com a natureza assim como o santo patrono da Ecologia.

O espaço em Canindé carrega consigo todos os eixos necessários e comum a todos os Zoológico, os eixos da educação ambiental e lazer; Conservação e Bem-estar Animal; Pesquisa e Saúde Animal; Sustentabilidade e Gestão Ambiental, com o grande diferencial que é a presença da espiritualidade franciscana.

Romeiros e canindeenses frequentam o Zoológico de Canindé, principalmente crianças.

Como meio de compromisso concreto e para contribuir com os trabalhos do Zoológico, os colaboradores estão vendendo brownie, chaveiros com imagens dos bichos presentes no espaço e adereços para animais. Um dos principais objetivos da venda é para contribuir com a reforma e ambientação dos recintos dos animais. Durante os festejos o Zoológico pode ser visitado no horário das 7h às 17h.

Cabe destacar que muitos animais abrigados no zoo foram encaminhados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) com a permissão da Secretaria de Meio Ambiente do Ceará. Vários desses bichinhos estavam em situação de cativeiro ilegal e maus tratos, portanto, alguns jamais poderão retornar para a natureza e precisam de atenção e cuidados permanentes prestados pela equipe do espaço.

Colaboração: Roberto Alves e Caio Renan
Fotos: Arquivo do Santuário/Zoológico e Wesley Silva