Voluntariado na Festa de São Francisco, um ato de amor e disposição

A Festa de São Francisco das Chagas de Canindé movimenta toda a cidade, inclusive o nosso Santuário que recebe entre esses dez dias de festejos mais de meio milhão de pessoas (entre romeiros, devotos, turistas, comerciantes, clérigos e religiosos). Dado a grande participação do povo de Deus nesses dias, os serviços se multiplicam e cresce a demanda para acolher cada fiel que chega aos espaços.

Nesse sentido, todos os anos muitas pessoas se põem a serviço dos romeiros de São Francisco das Chagas como voluntários do Santuário. Estes homens e mulheres de diversas idades se distribuem por todos os ambientes que circulam os peregrinos com um único objetivo: auxiliar cada devoto que aqui chega a bem viver sua romaria.

Encontramos no espaço da Casa dos Milagres a voluntária Dolores, que a vinte anos desenvolve um trabalho voluntário no Santuário e participa da Pastoral do Acolhimento. Ao falar de seu serviço ela se emociona e partilha a alegria de estar novamente acolhendo os romeiros e devotos após o período mais crítico da Pandemia.

Hoje o Santuário conta com um total de 50 voluntários distribuídos entre os principais pontos de passagem dos romeiros (Basílica, Casa dos Milagres, Igreja das Dores, Igreja do Monte, Zoológico, Museu, Abrigo São Francisco) como também a equipe de comunicação, que trabalha na evangelização e informação através das mídias sociais.

Os serviços são dos mais diversos, desde a Tenda Missionária que a 37 anos realiza durante todo o dia momentos de acolhida ao romeiro na Praça da Basílica, até os que estão na Casa dos Milagres auxiliando na logística das confissões, intenções, deposito de vestes e ex-votos, como também todos(as) voluntários(as) nas tendas espalhadas nos lugares, prestando informações, cadastros e na escuta de cada romeiro.

Desde já, o Santuário agradece a disponibilidade de cada um(a) e roga a Deus e a São Francisco das Chagas que recompense cada pessoa pelo precioso serviço que se prestam na acolhida dos irmãos que aqui chegam. Como também, falando a partir dos próprios romeiros, a ajuda de vocês enriquece a romaria e é de muito valiosa para todos que passam por Canindé esses dias.

Colaboração de texto: Caio Renan e Roberto Alves
Fotos: Caio Renan