Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Quaresma: “Eis o tempo de conversão!”

Celebração da Santa Missa das Cinzas – Abertura da Quaresma – na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

Celebrando o Ano da Misericórdia, o Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé deu início, na Quarta-feira de Cinzas, à Quaresma; tempo de voltarmos nosso olhar para Deus e aos irmãos. Além disso, a Igreja do Brasil lança mais uma Campanha da Fraternidade.

A Quaresma, também chamada por São Francisco de “Santa Quaresma” (Rb3) ou “Quaresma das Quaresmas”, é o período de preparação para a Páscoa do Senhor, em que cada cristão é chamado a viver o jejum, a oração e a caridade.

Em sintonia com o Ano da Misericórdia, é um tempo de graças e de conversão. Desse modo, por ter sido escolhida como uma das igrejas do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, a Basílica de São Francisco das Chagas de Canindé oferece a todos os visitantes a oportunidade de receber indulgências.

Para isso, é preciso passar pela Porta Santa (entrada da Basílica), receber o sacramento da Penitência (confissão individual), participar da Santa Missa (é necessário comungar) e rezar pelo Sumo Pontífice (Pai Nosso, Ave Maria e Glória). É uma ocasião propícia para adentrar cada vez mais nos átrios de Deus.

Além disso, também é preciso conhecer e praticar as obras que nos levam a misericórdia de Deus – Obras de misericórdia corporais: Dar de comer a quem tem fome; Dar de beber a quem tem sede; Vestir os nús; Dar pousada aos peregrinos; Assistir os enfermos; Enterrar os mortos; Visitar os presos. Temos também as obras de misericórdia espirituais: Dar bons conselhos; Ensinar aos que não sabem; Corrigir os que erram; Perdoar as injustiças; Consolar os tristes; Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo; Rogar a Deus por vivo e defuntos.

A Igreja do Brasil, durante a Quaresma, também lança a Campanha da Fraternidade, neste ano com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade. O objetivo é mobilizar políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam o futuro de nossa casa comum, incluindo, assim, o cuidado com a Criação.

Que você possa, nesse tempo, ser tomado pela Misericórdia de Deus e transformado pelo espírito da Quaresma. Dessa forma, iremos celebrar com grande júbilo a Páscoa do Senhor.

Fonte: Editorial da Revista O Santuário, ed. fevereiro/2016, por Frei Paulo Araújo dos Santos – OFM.

Veja mais Notícias Destaques!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário