Planeje um 2021 de Paz e Bem

“Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la?”  Lucas, 14, 28. Esse precioso ensinamento de Jesus nos indica a importância de fazermos planejamento para as coisas importantes que desejamos realizar nesta vida.

Peçamos a São Francisco um ano de muita Paz. Foto: Antônio Carlos Alves.

Por Graça de Deus nós podemos colaborar com a Sua Divina Providência, aquela ação que governa o mundo todo e tudo que nele existe. A administração justa dos bens, a partilha com os mais necessitados, a sua cooperação financeira mensal para as obras de evangelização e manutenção do Santuário de São Francisco das Chagas, por exemplo, são formas concretas dessa participação, e tudo pode ser melhor encaminhado mediante um planejamento.

Planejar é sempre avaliar um cenário de incertezas, coisa que não nos deve paralisar, pelo contrário. Temos que olhar para o futuro com uma visão de fé e esperança, nos preparando para ele da melhor forma possível, afinal é Deus quem conduz a nossa vida em Sua Divina Providência.

O planejamento consiste em 3 passos básicos: primeiro, deve-se avaliar situação atual, ou seja, como você se encontra no momento do planejamento. Quais são seus pontos fortes, quais são os seus desafios que precisam ser vencidos?

Feita essa avaliação, vamos para o segundo ponto: o estado desejado, ou seja, onde queremos chegar. Aqui é importante ter em mente os planos, mas também termos os “pés no chão”, para não buscar metas que serão impossíveis de se realizar no tempo estabelecido.

O terceiro ponto importante é responder à seguinte pergunta: como vamos atravessar este caminho, entre a situação atual e o estado desejado? Aqui é onde vamos levantar os recursos que temos ou que precisaremos ter para seguirmos esta “viagem”. Os recursos podem ser humanos, financeiros, físicos, emocionais e espirituais.

O planejamento serve para tudo: a família pode fazer seu próprio planejamento, como pensar no orçamento familiar ou na próxima romaria para Canindé. Nós também, enquanto Igreja, em nossas paróquias e comunidades precisamos desenvolver planejamentos para alcançarmos um 2021 de Paz e Bem.

Tobias Cortez, administrador de empresas, com MBA em marketing e MBA em planejamento e gestão de eventos.