PARÓQUIA DE CANINDÉ ABRE SEMANA DO NATAL COM MISSA FESTIVA.

Os festejos natalinos se aproximam e Canindé não poderia deixar de celebrar esse momento tão importante. Uma programação especial foi preparada para que os canindeenses desfrutem da data junto aos seus familiares e amigos. Na noite de ontem domingo dia 18, foi celebrada na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes pelo Pároco e Reitor do Santuário Frei Marconi Lins. Para a igreja católica foi à abertura da semana do NATAL.

Durante a celebração frei Marconi lembrou a importância da união dos povos. ‘’Precisamos trazer para cada um de nós o espírito natalino. Essa festa que engrandece nossos corações, a nossa alma’’.

Após a santa missa Frei Marconi anunciou a programação da igreja até o dia 25 de dezembro. De 03, 17 e 24, apresentação de reisado com o Grupo Xique Xique Canindé sempre às 19h, na Praça da Basílica. De 19 a 21 de dezembro Grupo de Seresteiros do Menino Deus que fará caminhada com canções natalinas pelas ruas de Canindé, nos bairros e comunidades da Paróquia. No dia 21 de dezembro a 2ª Corrida Natal FELIZCIDADE Franciscana com concentração às 18h na Praça da Basílica. Já no dia 22, encontro festivo com os seresteiros do Menino Deus às 19h em frente à Basílica. No dia 23 pedalando para Menino Deus, um passeio ciclístico pelas principais ruas da cidade. No dia 24 de dezembro show Natalino com pastoril na Praça dos Romeiros. Após o show missa solene do Natal do Senhor, às 22h, presidida pelo pároco e reitor do santuário Frei Marconi Lins. Na ocasião coleta em prol do carro de Som da Paróquia.

No dia 25 o grande show Natalino com frei Jurandir Caetano às 19 h na Igreja de Nossa Senhora das Dores.

Após anunciar toda a programação frei Marconi lembrou um fato interessante: ‘’No próximo ano, quando o santuário irá comemorar 200 anos da Paróquia, iremos popularizar nossa corrida. ‘’porque São Paulo tem a corrida de São Silvestre, porque Canindé não pode ter a corrida de São Francisco?, perguntou o frei.

Ontem foi realizado ainda com o Grupo THEANGELIS de Cláudio Barreto, ‘’Pastoril a caminho de Belém’’, onde 52 artistas de Canindé retrataram a história de Natal. O grupo completa 19 anos no dia 30 de dezembro deste ano. Foi criado pelo inesquecível frei Ademir de Almeida.

O QUE É O NATAL.

No dia 24 de dezembro, José e Maria iam a caminho de Belém para o censo, tal como havia ordenado César Augusto. José ia caminhando, e Maria, a ponto de dar à luz ao seu filho, estava sentada em um burrinho.

Meses antes, o arcanjo Miguel havia visitado Maria para lhe dar a notícia que do seu ventre nasceria o filho de Deus, um menino que se chamaria Jesus.

Quando chegaram a Belém, Maria e José buscaram um lugar para se acomodarem, mas chegaram muito tarde e todas as instalações estavam cheias. Finalmente, um bom senhor emprestou seu estábulo para passarem a noite ali.

José juntou um pouco de palha e fez uma cama para a sua esposa. O que ninguém poderia imaginar era que antes do dia terminar, Jesus nasceria ali mesmo.

Ao cair à noite, no céu nasceu uma estrela que iluminava mais que todas as outras e ficou justamente em cima onde estava o menino que acabara de nascer.

Muito longe dali, no Oriente, três sábios astrólogos chamados Melchior, Gaspar e Baltasar, sabiam que essa estrela significava que um novo rei estava para nascer.

Os três sábios, que hoje conhecemos como os três reis magos, foram seguindo a estrela brilhante até a manjedoura de Belém para visitar a Jesus.

Quando chegaram ao seu destino, Melchior, Gaspar e Baltasar, procuraram a manjedoura e eles presentearam a criança com ouro, incenso e mirra.

Hoje em dia, da mesma forma que os reis do oriente levaram presentes para Jesus, na noite do dia 24 de dezembro, Papai Noel leva presentes a todas as casas para comemorar o nascimento do menino Jesus. Não se esqueça de escrever seus pedidos.

No Natal, mais importante que a troca de presentes, é comemorar o nascimento do menino Jesus. Faça sua oração em agradecimento a ele por tantas coisas boas que te aconteceram o ano todo.

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves