Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O compromisso com o meio ambiente

A preservação dos recursos naturais é um compromisso assumido pelo Santuário de São Francisco das Chagas a exemplo de seu padroeiro

O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972. O objetivo era chamar a atenção de toda a população mundial para a importância de se preservar os recursos naturais, que, àquela época, eram vistos como inesgotáveis.

Os recursos naturais, se não forem preservados, podem, de fato, acabar. Os impactos causados por práticas inadequadas de exploração do meio ambiente, como o desmatamento, não se limitam à perda da biodiversidade e do habitat de animais selvagens, mas também englobam a redução de qualidade de vida para os humanos. A destruição das florestas pode ocasionar mudanças climáticas, que tornam as cidades ainda mais quentes, e pode intensificar as secas em regiões que já possuem baixos índices de chuva, como o Ceará.

São Francisco, que tinha um grande amor por toda a Criação, é conhecido em todo o mundo cristão como o padroeiro dos que cuidam do meio ambiente. Dessa maneira, o Santuário de São Francisco das Chagas procura seguir o exemplo de seu padroeiro e assume o compromisso com a preservação dos recursos naturais.

Para abrigar os animais silvestres retirados de seu habitat natural, cada vez mais depredado pela ação humana, o Santuário mantém, desde a década de 1970, o Zoológico de São Francisco, em Canindé. Todos os animais são trazidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Soltura de tracajás nascidos no Zoo de Canindé em reserva ecológica na região Norte do país

O trabalho e a dedicação da equipe do Zoológico de São Francisco, que conta com bióloga e veterinários, têm obtido bons resultados. Em setembro de 2017, em parceria com o IBAMA, 160 tracajás (Podocnemis unifiis), que nasceram no zoológico, foram soltos em uma reserva ecológica localizada na região Norte do país. Os animais, que estão na lista de espécies ameaçadas regulada pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e da Fauna Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES), agora vivem em seu habitat natural.

Conquistas como essa motivam o Santuário de São Francisco das Chagas a fortalecer o seu compromisso com a preservação do meio ambiente e, por meio de sua identidade franciscana, a incentivar todos os devotos de São Francisco a também contribuírem com essa missão.

Serviço:

Zoológico de São Francisco

No momento o Zoo ainda se encontra fechado em cumprimento ao decreto do Estado devido a pandemia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário