No Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, lembramos de Frei Humberto

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a importância de preservar e cuidar do meio ambiente, além de incentivar ações que promovam a sustentabilidade.

São Francisco é considerado patrono daqueles que cuidam do meio ambiente, devido à sua grande devoção à criação de Deus.

Nos passos de Francisco de Assis, fazemos memória de um frade simples que teve sua vida dedicada a promoção da vida humana e da natureza, a qual prestou  grandes serviços nas paróquias e comunidades que passou, Frei Humberto Wallschlag, OFM, neste ano 2023 completa 18 anos de sua partida a casa do Pai celeste.

O frade foi pároco da Paróquia de São Francisco das Chagas em Canindé, com missão e vida ativa no serviço pastoral e ajuda aos mais necessitados. Anos depois, foi criado o projeto social chamado “Viva a Vida” da Casa do Povo, para atendimento de crianças, jovens e famílias carentes da cidade.

Confira a Biografia de Frei Humberto Wallschlag:

Frei Humberto nasceu no dia 24 de outubro de 1944 em Strücklingen numa região que se chama Saterland no Noroeste da Alemanha. Seu Pai era Heinrich Wallschlag e sua mãe Helene Wallschlag N. Pekeler. Ele nasceu como terceiro mais velho de nove irmãos e irmãs. A família era profundamente católica e vivia dos frutos do trabalho na agricultura. No ano de 1965 fez o segundo Grau na Escola Missionária dos Franciscanos em Bardel, perto de Bad Bentheim.

No dia 9 de maio de 1965, inscreveu-se na Ordem dos Frades Menores e ingressou no noviciado em Bardel. Após um ano, no dia 15 de maio de 1966, fez a primeira profissão. No mês de junho, foi enviado ao Brasil, chegando de navio no porto de Recife. Em Olinda fez os estudos filosóficos seguidos do estudo de teologia em Salvador, Bahia. No dia 2 de fevereiro de 1972, Frei Humberto se comprometeu definitivamente com a Ordem dos Frades Menores. No mesmo ano no dia 29 de junho, recebeu o diaconato. No ano seguinte, no dia 01 maio de 1973 foi ordenado presbítero em Salvador, Bahia.

A sua primeira atividade pastoral após a sua ordenação foi em Triunfo, Pernambuco numa região de pequenos agricultores. No ano de 1979, foi transferido para Ipojuca como Guardião e Pároco. A realidade social era marcada pela indústria do açúcar e pela exploração dos trabalhadores pelas usinas. Ele fez parte da equipe que acompanhava o noviciado que se deu neste convento que se tornou um lugar dos trabalhadores e de suas associações.

Em 1982 Frei Humberto teve um problema renal. Os seus rins não funcionavam mais. Voltou para a Alemanha e fez um transplante. Tornou-se Guardião do Convento em Bardel. Voltou, em 1988, ao Brasil para se tornar Guardião e Pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Otávio Bonfim, Fortaleza, e Mestre dos frades de profissão temporária.

No ano de 1994. foi nomeado pároco da paróquia de Canindé e responsável pela romaria. Em 1998 surgiu de novo o problema renal. Frei Humberto voltou para a Alemanha por poucos meses. Retornou a Fortaleza para fazer um segundo transplante de rins, possível porque encontrou uma doadora para ele, uma senhora de Canindé. Nessa época era Vigário Paroquial. No ano 2000, foi nomeado novamente pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Fortaleza.

No dia 5 de junho de 2005, a irmã morte chamou-o para ir à casa do Pai após um curto tempo de sofrimento que se agravou sempre mais. Frei Humberto morreu de câncer. Num domingo à noite, a comunidade franciscana e os paroquianos durante a missa da trezena de Santo Antônio, se despediu de Frei Humberto. Centenas de pessoas participaram e depois durante toda a noite ficaram na Igreja. No outro dia às 6:30 da manhã o Arcebispo de Fortaleza D. José Antonio, seu auxiliar Dom Sérgio e Dom Adalberto, ofmCap, e vários padres junto com o Povo de Deus celebraram e agradeceram pela vida de Frei Humberto através da celebração da Eucaristia. Em seguida o corpo foi levado a Canindé. O desejo de Frei Humberto era ser sepultado naquela cidade. À tarde após a celebração eucarística presidida pelo vice-provincial, Frei Marconi Lins, Frei Humberto encontrou seu descanso no cemitério São Miguel. Milhares de pessoas se despediram dele na Igreja ou na rua por onde ele passava pela última vez.

Pela sua origem, Frei Humberto sempre esteva ligado à natureza, ao verde, à terra. Por isso ele tinha preocupação especial pelo homem e pela mulher do campo, pelos pequenos agricultores e trabalhadores do campo e, em Ipojuca, sobretudo pelos trabalhadores nas plantações e nas usinas de açúcar. Às vezes trabalhava com eles e através da paróquia e do convento deu todo o apoio para sua organização. Isso já nos anos finais da ditadura.

Confira mais informações:

Fonte reprodução: Arquidiocese de Fortaleza

_____

Gostaria também de ajudar em nossas obras de evangelização e melhorias do Santuário? Seja um benfeitor por amor! Faça o seu cadastro clicando no banner abaixo:

Serviço:

Campanha dos Benfeitores do Santuário