Missas dedicadas: Um espaço especial dentro dos festejos de São Francisco

São mais de 80 Celebrações Eucarísticas durante os 10 dias de Festas de São Francisco, assim os romeiros tem a possibilidade de vir a Canindé e participar dos atos centrais da romaria que passa pela escuta da Palavra e da comunhão da Eucaristia. Dentro de todas estas Missas que acontece nas diversas Igrejas da cidade, encontramos algumas destas dedicadas a grupos tradicionais e que presta serviço a Comunidade.

Neste sábado (30), as Celebrações contaram com a participação de coroinhas, sanfoneiros e Comunicadores. Durante a missa das 9h, acólitos vindos da Região Sertão da Arquidiocese de Fortaleza se reunirão em torno do altar a partir da perspectiva de romeiros e conseguiram cada vez mais renovar e dar sentido aos seus serviços que começa na Mesa da Palavra e da Eucaristia e que se concretiza com a consciência de participação concreta na vida da comunidade. A celebração foi presidida por Dom Júlio César, bispo Auxiliar da Capital que iniciou sua reflexão com a história de São Jerônimo, santo responsável pela tradução da bíblia e pela popularização da Palavra de Deus.

Romeiros lotam Quadra da Gruta durante a manhã, na ocasião, celebrando a Missa dedicada aos Acólitos

Na parte da tarde deste mesmo dia, bem antes do horário da missa das 16h, Sanfoneiros e comunicadores se reuniram ao lado da Igreja das Dores para a concentração de uma procissão que sairia em direção a Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes para a celebração. Ao som do tradicional som nordestino, os passos se uniram na caminhada e chamou atenção dos devotos que se encontram na cidade.

A celebração foi presidida por Frei Jurandir, OFM. Na homilia, o sacerdote destacou a importância de ouvir como gesto primordial ao comunicar.  “Antes de falar, o comunicador deve primeiro aprender a ouvir”. Ainda mais, frisou dos desafios que requer a prática da comunicação, desde a sensibilidade para perceber os detalhes de cada momento, até mesmo a rigidez ao se deparar com notícias duras e violentas.

Quando quis se dirigir aos sanfoneiros, Frei Jurandir pediu ajuda aos músicos que rodeavam o altar para encontrar uma nota musical específica. Quando o padre e os artistas entraram em harmonia, a assembleia pôde cantar junto a conhecida canção “Xote Ecológico” do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. A quadra da gruta ficou repleta do choro das sanfonas, o toque das zabumbas e o estalo dos triângulos. Ao final desse momento, o pregador evocou o Salmo 150 que diz: “Louvai o Senhor com todos os instrumentos musicais”, e recordou aos sanfoneiros que seu toque também é hino de louvor.

Amanhã, acontece mais missas dedicadas. A missa dos vaqueiros, às 9 horas no Parque de Exposições São Francisco, e a missa do terço dos homens, às 9 horas na Quadra da Gruta.

Fonte: Serviço de Comunicação do Santuário

Fotos: Caio Renan