Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Mensagem de São Francisco chega aos romeiros pelos meios de comunicação

Surpreendido pela pandemia do novo Coronavírus, o ano de 2020 nos colocou diante de uma ameaça invisível que mudou hábitos, comportamentos e alterou a rotina de populações inteiras. No Sertão de Canindé não foi diferente, a ameaça viral obrigou todos a uma mudança de vida pela qual ainda estamos passando.

A evangelização não pode parar. Foto: Santuário de Canindé.

A forma de rezar também precisou de adaptação. Não era mais possível se reunir em grandes concentrações de gente, algo tão normal até março deste ano. A Basílica de São Francisco, assim como as demais Igrejas, teve de fechar suas portas, uma decisão dolorosa, porém, necessária para a ocasião. 

Diante do desafio, embora com as portas fechadas, o Santuário de São Francisco das Chagas não poderia parar, pelo simples fato de que a evangelização também não poderia encerrar. As celebrações do mês Mariano, as festas de Santo Antonio, Santa Clara, o Perdão de Assis, a celebração dos Estigmas de São Francisco e a própria Festa de São Francisco não deixaram de acontecer, contudo, elas foram celebradas de outra forma.

Neste cenário de crise, os meios de comunicação se tornaram um aliado forte do Santuário de São Francisco para a continuidade da evangelização, uma ponte entre a Basílica e os romeiros espalhados por todo o Brasil. “Os devotos querem ver a imagem de  São Francisco que estar no altar nas Missas, os detalhes da Basílica na hora da celebração, o Frei que viu ano passado quando esteve em Canindé, além de nos enviarem, através dos comentários,  muitos pedidos de oração e testemunhos de graças alcançadas”, conta Marlon Victor, coordenador do Núcleo Televisivo do Santuário, responsável pela transmissão de mais de 380 horas de programação, ao vivo, durante este período de pandemia.  

“Iniciamos nossa primeira live, chamada Clima de Festa, foi realizada em 17 de Setembro, dia das Chagas de São Francisco, com intuito de arrecadar doações para a Festa de São Francisco 2020. Fizemos motivações para cadastros na campanha dos Benfeitores, divulgamos contas, contato e o QR-Code para os telespectadores terem acesso às contas de doações. Com o resultado positivo da ação, dia 25 de Setembro fizemos outro momento semelhante”, recorda Marlon.

Marlon Victor acompanha o crescimento do Núcleo Televisivo do Santuário. Foto: Santuário de Canindé.

O jovem, que há oito anos, acompanha o crescimento deste setor é otimista com o seu desenvolvimento. “Olha, me sinto com uma missão muito prazerosa, sou apaixonado por este setor de comunicação (WEB TV),amo esta minha profissão adquirida na experiência e confiança dos meus gestores. Vejo que existem pessoas que estão no país inteiro, devoto, romeiro, peregrino, religiosos, acompanhando nosso conteúdo de informação e evangelização, aqui do Santuário de São Francisco das Chagas em Canindé. Esperamos,com a Graça de Deus, um dia quem sabe nos tornarmos, de fato, uma emissora TV”, celebra.

As rádios também cumprem papel importante em levar até o romeiro tudo que acontece em Canindé, relacionado a São Francisco. “Através do rádio fizemos companhia a todos que estiveram em isolamento social neste período”, relata Danilo Guimarães , diretor comercial  do Sistema Paz e Bem de comunicação. As emissoras Rádio São Francisco AM 1240 e Fundação Educativa Santa Clara 106,3 FM alcançam, com suas ondas, mais de 80 municípios e, pela internet, podem chegar aos confins do mundo. 

Danilo Guimarães destaca o papel do rádio neste tempo de pandemia. Foto: Santuário de Canindé.

“Nesse período tivemos um papel muito importante, como rádio, ao levar para o romeiro, de forma ágil e eficiente, tudo que acontecia na Basílica. Cuidamos em levar através da nossa programação, além do material informativo, esperança ao nosso ouvinte, através de mensagens, música poesia e uma palavra amiga, que foi ainda mais necessária neste tempo'”, avalia Danilo.

No período de pandemia, as pessoas de uma forma geral precisaram usar mais os recursos apresentados pela internet, no Santuário de São Francisco das Chagas, em Canindé, não foi diferente. As redes sociais ligadas à Basílica, possuem uma média de 80 mil seguidores e o YouTube foi o espaço que teve o maior crescimento, passando de mil inscritos para 14 mil, neste período de isolamento social. Novidade que também não parou foi a construção do novo site do Santuário. “O novo portal do Santuário está sendo feito para  dinamizar ainda mais a sua relação  com os devotos”, explica Rogério Sales, designer da Paróquia Santuário.

O profissional enxerga a comunicação do Santuário com o romeiro cada vez mais integrada. “A mídia virtual se complementa com nossos demais meios de comunicação como o impresso (revista), o nosso atendimento telefônico (que até evoluiu com o serviço de Whatsapp pelas mensagens de texto aos devotos) e com as emissoras de rádios da província que estão a serviço de nossa Paróquia Santuário”, comenta.

Rogério Sales é p criativo da Paróquia Santuário. Foto: Santuário de Canindé.

A evangelização sai ganhando com a força dos meios de comunicação. “Com a disseminação dos dispositivos móveis eletrônicos e principalmente a internet, a mensagem franciscana também abraça esse ambiente e chega à casa de mais devotos, espalhados por todo o mundo, até nas regiões ribeirinhas do país. A mensagem evangelizadora de São Francisco é algo muito atual e para nós que trabalhamos na comunicação é uma inspiração e alegria, nos ajuda até na criação das artes”, testemunha.

Campanha dos Benfeitores

Todos estes meios de comunicação citados nesta reportagem são mantidos com a colaboração mensal enviada pelos devotos de São Francisco, por isso, a doação de cada um é muito importante. Para estreitar ainda mais o relacionamento com os romeiros foi criada uma página no Facebook para os benfeitores (campanhadosbenfeitores) e no site (benfeitores.santuariodecaninde.com). Nessa página, o romeiro pode atualizar e cadastrar novo benfeitor, atualizar seu CPF e número de telefone,  emitir 2ª via de boleto da revista, acessar a edição mensal da revista digital, fazer pedidos de orações, atendimento pelo whatsapp entre outras facilidades. 

Uma resposta

  1. Neste período que estamos vivendo está sendo muito importante este contato mesmo que virtual coma basílica de São Francisco das chagas.
    A cada missa realizada renova nossa esperança de que tudo isso vai passar e que próximo ano com fé em São Francisco, estarei em Canindé para participar da festa de São francisco.
    Obrigada a todos que faz parte da organização das redes sociais da basílica de São Francisco.
    paz e bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *