Igreja das Dores sedia 110ª edição da Coroação de Nossa Senhora, em Canindé

Fé e devoção à Nossa Senhora encontram seu ápice na Festa da Coroação, evento que, em Canindé, chega à sua 110ª edição. Neste ano, com o tema “Nos braços de Maria, a esperança do mundo”, a Coroação de Nossa Senhora, que acontecerá apenas de modo virtual, será realizada na Igreja de Nossa Senhora das Dores, neste sábado, dia 29, às 19h, com transmissão, ao vivo, pelos canais da Paróquia e Santuário, no Youtube e Facebook.

A Coroação de Nossa Senhora é o momento mais aguardado do mês de maio, em Canindé.

História do Mês Mariano

A devoção à Virgem Maria se confunde com a história do cristianismo. Ela cresceu ao longo do tempo e produziu belas manifestações de amor à Mãe de Deus, como o Mês Mariano, celebrado em maio, finalizando com a coroação de Nossa Senhora. Mas nem sempre foi este o mês especial de devoção a Maria.

Antes do século XII já se tinha notícia do Tricisimum, conhecido como a “A devoção de trinta dias à Maria”, uma série de exercícios espirituais diários dedicados à Nossa Senhora que iam de 15 de agosto a 15 de setembro. Quatro séculos depois, no período Barroco, houve a convergência de um mês inteiro dedicado a Maria, coincidindo com Maio, fase do ano considerado o apogeu da primavera no Hemisfério Norte.

A Coroação de Nossa Senhora

Ainda na Idade Média, São Felipe Néri finalizava no mês de maio oferecendo uma coroa de rosas à Nossa Senhora. O costume se popularizou e, hoje, se tornou uma prática presente durante o período.

No Brasil, em 1884, a Princesa Isabel doou sua Coroa à Nossa Senhora Aparecida, durante sua segunda visita à Basílica Velha. A joia foi colocada sobre a cabeça da imagem, e em 1904 por meio de um decreto do Papa Pio X em uma solene celebração pontifical pública.

Coroação de Nossa Senhora, em Canindé

Em Canindé, a devoção à Nossa Senhora é muito forte, herança da evangelização e presença Franciscana no município. A primeira coroação de Nossa Senhora nesta cidade aconteceu em 1911, na Igreja de Nossa Senhora das Dores, uma tradição que em 2021 completa seus 110 anos de criação.