Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Francisco é um dos nomes mais populares em Canindé

Francisco Carlos recebeu o mesmo nome do santo para o qual veio pagar uma promessa em Canindé. Foto: Santuário de Canindé

Pelos menos 10% da população de Canindé, de um total de mais de 74 mil habitantes, tem o nome Francisco em sua identificação. Esse percentual corresponde ao número de 7.844 pessoas, entre homens e mulheres, resultado destes 262 anos de devoção a São Francisco das Chagas no sertão cearense.

Francisco é o segundo nome mais popular da cidade, perdendo apenas para Maria, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O percentual pode ser ainda maior, pois os dados apresentados são resultados do Censo feito em 2010.

No Ceará, são mais de meio milhão de pessoas com o nome Francisco, na grande parte por influência do santo padroeiro e da evangelização no Estado empreitada pelos Franciscanos.

Francisco Carlos é um destes cearenses. O homem veio sozinho de Fortaleza para Canindé, de bicicleta, com o objetivo de pagar uma promessa, feita há apenas 10 dias. “Conheci São Francisco através de minha esposa que é muita religiosa”, conta o ciclista e marceneiro de profissão.

Francisca Lúcia deu o nome ao filho também de Francisco, homenagem ao pobrezinho de Assis. Foto: Santuário de Canindé.

“Saí de Fortaleza às 5h30 e ao chegar na Basílica, depois de todo esforço, vem aquela sensação de tarefa cumprida. Fiquei muito grato e esta foi uma forma de demonstrar minha satisfação a São Francisco”, testemunha o devoto.

Francisca Lúcia veio de mais perto, da cidade de Caridade, a 19 quilômetros de Canindé. Na casa dela, o filho também recebeu o nome em homenagem ao pai seráfico. A devota aproveitou a vinda à cidade para visitar a Basílica que está aberta em alguns horários para visitação durante o período da Festa 2020, de 6 a 16 de outubro.

Significado do nome Francisco

A palavra Francisco nos remete de imediato ao pobrezinho de Assis, mas o nome, em sua origem, significa “francês live” ou “aquele que vem da frança”. Trata-se de um apelido que ele recebeu do pai após uma viagem à França.

A Festa

Participe da Festa de Francisco das Chagas de sua casa. Mais informações você pode conferir no link festa.santuariodecaninde.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *