Festa de Cristo Rei 2022 convida os fiéis a unidade na vivência de uma Igreja Sinodal

Celebração da Festa neste ano 2022 volta a ser presencial na Igreja de Cristo Rei – Igrejinha do Monte

No próximo dia 20 de novembro a Igreja celebra a Festa de Cristo Rei do universo. Celebrada no último domingo do Tempo comum, a Solenidade foi criada em 1925 pelo Papa Pio XI, em um tempo onde a Igreja via a necessidade de cada vez mais propagar a soberania de Cristo em meio a um contexto onde a fé era cada vez mais perseguida e negada por muitos governos. Após quase 100 anos, a devoção ganha um espaço nas orações do povo de Deus e a reflexão desta festa nos ajuda a entender cada vez mais que o reinado do céus é diferente do deste mundo, pois tem como base o amor e a justiça.

Em Canindé, uma Igrejinha localizada no alto de uma colina convida o povo a uma experiência com Cristo Rei do Universo. A Igreja do Monte, como é conhecida, carrega mais de 100 anos de história e no início era dedicada ao Sagrado Coração de Jesus; com a instituição da festa de Cristo Rei a pequena Ermida passou a celebra-lo. De um dos pontos mais altos da cidade o que podemos constatar é o olhar soberano de Cristo que olha e guarda toda a cidade e quem aqui visita.

Para celebrar esta Solenidade a Paróquia-Santuário de São Francisco das Chagas preparou uma festa para bem festejar esta data que também marca o encerramento do Ano litúrgico da Igreja. Os festejos em sua programação convidam os fiéis para nos dias de 10 a 13 de novembro, sempre as 15h, rezarem na Igreja de Cristo Rei o Terço da Misericórdia e Adoração ao Santíssimo Sacramento e dos dias 14 a 20 participar das celebrações sempre as 19h.

Em mensagem para a Festa, o Pároco Frei Francisco Edson, lembrou que o tema escolhido “O amor de Cristo nos uniu” ajudará aos devotos a refletir a sinodalidade da Igreja, o desejo de caminhar juntos e de viver a fé na unidade.

Confira a programação:

Convidando as comunidades, movimentos e pastorais, a Paróquia franciscana também lembra ainda o dia nacional dos Leigos e leigas que se celebra no próximo dia 20. Ao longo da história do cristianismo, homens e mulheres batizados assumiram a fé e propagaram por todo o mundo, sendo muitas vezes perseguidos e resistindo as tribulações. Em nossos dias os leigos são convidados a continuar construindo um Reino de Paz e Justiça em nosso meio.

Você sabia?

A Festa de Cristo Rei marca o encerramento de um ano litúrgico e início de um novo ano com o Tempo do Advento. Diferente do ano civil todo o calendário eclesial não tem uma data fixa de início e término, pois tem como centro o Mistério Pascal de Cristo. Celebrar o encerramento do Ano litúrgico na Solenidade de Cristo Rei do Universo, é um convite para refletir sobre a realeza do Senhor que não tem fim, sendo Ele mesmo principio e fim, permanece pra sempre a partir de seu reinado de amor. O tempo do Advento que inicia o Ano Litúrgico, nos convida a uma preparação maior para o Natal do Senhor. Com casas enfeitadas, cantos e orações que nos coloca nas perspectiva de vinda de Jesus vamos sendo inseridos na mística natalina e permitindo também que o Senhor nasça em nós.  Nesta perspectiva o Santuário lança todos os anos uma programação do Natal FelizCidade Franciscana para que todos, assim como São Francisco possa vivenciar bem a Festa do Nascimento de Jesus.

Texto: Roberto Alves | Fotos: Roberto Alves e Rogério Sales