Festa de Cristo Rei 2022 convida os fiéis a unidade na vivência de uma Igreja Sinodal

Celebração da Festa neste ano 2022 volta a ser presencial na Igreja de Cristo Rei – Igrejinha do Monte

No próximo dia 20 de novembro a Igreja celebra a Festa de Cristo Rei do universo. Celebrada no último domingo do Tempo comum, a Solenidade foi criada em 1925 pelo Papa Pio XI, em um tempo onde a Igreja via a necessidade de cada vez mais propagar a soberania de Cristo em meio a um contexto onde a fé era cada vez mais perseguida e negada por muitos governos. Após quase 100 anos, a devoção ganha um espaço nas orações do povo de Deus e a reflexão desta festa nos ajuda a entender cada vez mais que o reinado do céus é diferente do deste mundo, pois tem como base o amor e a justiça.

            Em Canindé, uma Igrejinha localizada no alto de uma colina convida o povo a uma experiência com Cristo Rei do Universo. A Igreja do Monte, como é conhecida, carrega mais de 100 anos de história e no início era dedicada ao Sagrado Coração de Jesus; com a instituição da festa de Cristo Rei a pequena Ermida passou a celebra-lo. De um dos pontos mais altos da cidade o que podemos constatar é o olhar soberano de Cristo que olha e guarda toda a cidade e quem aqui visita.

            Para celebrar esta Solenidade a Paróquia-Santuário de São Francisco das Chagas preparou uma festa para bem festejar esta data que também marca o encerramento do Ano litúrgico da Igreja. Os festejos em sua programação convidam os fiéis para nos dias de 10 a 13 de novembro, sempre as 15h, rezarem na Igreja de Cristo Rei o Terço da Misericórdia e Adoração ao Santíssimo Sacramento e dos dias 14 a 20 participar das celebrações sempre as 19h.

            Em mensagem para a Festa, o Pároco Frei Francisco Edson, lembrou que o tema escolhido “O amor de Cristo nos uniu” ajudará aos devotos a refletir a sinodalidade da Igreja, o desejo de caminhar juntos e de viver a fé na unidade.

Confira a programação:

           

            Convidando as comunidades, movimentos e pastorais, a Paróquia franciscana também lembra ainda o dia nacional dos Leigos e leigas que se celebra no próximo dia 20. Ao longo da história do cristianismo, homens e mulheres batizados assumiram a fé e propagaram por todo o mundo, sendo muitas vezes perseguidos e resistindo as tribulações. Em nossos dias os leigos são convidados a continuar construindo um Reino de Paz e Justiça em nosso meio.  

Você sabia?

            A Festa de Cristo Rei marca o encerramento de um ano litúrgico e início de um novo ano com o Tempo do Advento. Diferente do ano civil todo o calendário eclesial não tem uma data fixa de início e término, pois tem como centro o Mistério Pascal de Cristo. Celebrar o encerramento do Ano litúrgico na Solenidade de Cristo Rei do Universo, é um convite para refletir sobre a realeza do Senhor que não tem fim, sendo Ele mesmo principio e fim, permanece pra sempre a partir de seu reinado de amor. O tempo do Advento que inicia o Ano Litúrgico, nos convida a uma preparação maior para o Natal do Senhor. Com casas enfeitadas, cantos e orações que nos coloca nas perspectiva de vinda de Jesus vamos sendo inseridos na mística natalina e permitindo também que o Senhor nasça em nós.  Nesta perspectiva o Santuário lança todos os anos uma programação do Natal FelizCidade Franciscana para que todos, assim como São Francisco possa vivenciar bem a Festa do Nascimento de Jesus.

Texto: Roberto Alves | Fotos: Roberto Alves e Rogério Sales

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário