Conheça a história da “Árvore da Cruz” e a da “Árvore do Bicentenário”

Árvore da Cruz da 3ª Romaria da Terra: Símbolo de Transformação e Renascimento

A terceira Romaria da Terra foi realizada em Canindé no dia 19 de outubro de 1986, com o tema “Buscamos a justiça e vida na mãe terra”, ficou marcada por uma cruz que se tornou símbolo dessa romaria. A cruz foi feita da madeira de uma umburana, árvore nativa da região. Seu braço, gravado com os nomes dos mártires da luta pela terra, foi plantado na cabeceira do altar da Santa Missa. Com o passar do tempo, o braço da cruz ficou seco e caiu, porém o tronco renasceu, gerando-se no icônico símbolo da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

A árvore fica localizada na área da Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

A primeira romaria da terra no Ceará também aconteceu em Canindé, no dia 16 de setembro de 1984, com a participação de mais de 7 mil agricultores. O tema escolhido foi: “Povo de Deus em busca de terra e pão”.

A árvore, além de ser um testemunho de resiliência, representa o renascimento na terra, onde a busca por justiça, sustento e respeito à mãe terra prevaleceu e onde os pássaros ao entardecer cantam seus louvores ao Criador.

Confira também:

ÁRVORE do BICENTENÁRIO: Celebração na Paróquia de São Francisco das Chagas destaca a escolha da árvore e a mensagem missionária

A Paróquia de São Francisco das Chagas em Canindé, CE, comemorou seu bicentenário em 2017, marcando 200 anos desde sua criação. Através do projeto Ano Missionário animado pelo então pároco e reitor Frei Marconi Lins de Araújo, OFM, e a missionária Terezinha Alves, as Santas Missões, sob o tema: “Encher a terra com o Evangelho de Cristo”, foram realizadas de abril a setembro nas comunidades, encorajando a fé e a vivência das prioridades da paróquia em torno da Palavra, dos Sacramentos e da Caridade. O encerramento aconteceu no dia 17 de setembro na Quadra da Gruta em Canindé, com representantes das comunidades missionadas.

Destaque foi dado à escolha desta árvore, um Ipê Roxo, plantado neste jardim da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

________

Gostaria de contribuir também com nossas obras de evangelização e melhorias no Santuário? Seja um benfeitor por amor! Cadastre-se clicando no banner abaixo:

Serviço:

(85) 3343.9950 – Campanha dos Benfeitores do Santuário