Arquidiocese de Fortaleza celebra a unidade eclesial com a Missa dos Santos Óleos

Dom Gregório Paixão, OSB realiza a bênção do Santo Crisma – Foto: Francivaldo Melo

Nesta quinta-feira, 28 de março, às 8h, a Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza realizou a Missa dos Santos Óleos na Sé Catedral, presidida pelo arcebispo da capital cearense, Dom Gregório Paixão, OSB. A celebração contou com a presença significativa de mais de 300 padres, que renovaram suas promessas sacerdotais, diáconos, seminaristas, religiosos consagrados, além de representantes do laicato das Paróquias e Áreas Pastorais.

De acordo com o Cerimonial dos Bispos, n° 274, “Esta missa, que o Bispo concelebra com o seu presbitério e dentro da qual consagra o santo crisma e benze os outros óleos, é como que a manifestação da comunhão dos presbíteros com o seu Bispo”. Esses óleos abençoados são então distribuídos a todas as paróquias da Arquidiocese de Fortaleza, garantindo que todos os fiéis tenham acesso aos sacramentos ao longo do ano.

Bênção dos Santos Óleos – Foto: Francivaldo Melo

“Com o santo crisma consagrado pelo Bispo, são ungidos os recém-batizados e são marcados com o sinal da cruz os que vão ser confirmados, são ungidas as mãos dos presbíteros e a cabeça dos Bispos, bem como a igreja e os altares na sua dedicação. Com o óleo dos catecúmenos, estes preparam-se e dispõem-se para o Batismo. Por fim, com o óleo dos enfermos, estes recebem alívio na doença”, conforme menciona o Cerimonial dos Bispos, n° 274.

“Nessa mesma celebração acontece a renovação anual das promessas sacerdotais, demonstrando a unidade e comunhão do presbitério com o seu Bispo diocesano e do presbíteros entre si, no serviço ao povo de Deus”, pontua padre Rafhael Maciel.

Foto: Francivaldo Melo

Assim, a Missa dos Santos Óleos não só fortalece a vida sacramental da Arquidiocese, mas também reafirma a missão da Igreja em servir e acompanhar os fiéis em todos os momentos de suas vidas espirituais. Que os óleos abençoados durante esta celebração sejam instrumentos da graça divina, conduzindo os fiéis da Arquidiocese fortalezense em seu caminho de fé e santidade.

Confira abaixo mais registros da celebração:

Acompanhe a celebração:

Reprodução: Arquidiocese de Fortaleza