29 de novembro: Dia de Todos os Santos Franciscanos

No aniversário da aprovação da regra de São Francisco pelo Papa Honório III, no dia 29 de novembro de 1223, a Ordem Franciscana recolhe-se em oração festiva para contemplar a grandiosa árvore de santidade nascida daquele livrinho que Francisco dizia ter recebido do próprio Jesus e constituía a “medula do Evangelho”.

Era esse precisamente o projeto de vida e o carisma do pobrezinho: ser sal da terra e luz do mundo, fazer reviver na Igreja o Evangelho em sua pureza, ou seja, apresentar perante os homens a vida de Cristo em todas as suas dimensões: desde a pobreza ao zelo pela salvação de todos, do anúncio da Boa Nova ao sacrifício da cruz.

Santos canonizados da primeira Ordem: 110; Santas canonizadas da segunda Ordem: 9; Santos e Santas canonizados da terceira Ordem Regular e Secular: 53; Religiosos da primeira Ordem beatificados: 161; Religiosas da segunda Ordem beatificadas: 34; da terceira Ordem Regular e Secular: 95 beatificados. Total de membros das Ordens Franciscanas canonizados e beatificados até o fim do milênio: 482.

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil – OFM

Seja um Benfeitor do Santuário e ajude nas nossas obras de evangelização. Clique no banner abaixo: