Segundo dia do Tríduo de Natal: Aprendamos com a Virgem Maria a humildade

Embalados pela mística natalina que ganha lugar nos espaços do Santuário de São Francisco das Chaga nestes tempos, o segundo dia do Tríduo de Natal deu início na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores com uma procissão em direção a Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes. Romeiros e devotos fizeram a mesma experiência que Francisco falava aos seus irmãos de acolher Jesus que nasce no caminho e assim nos trajetos da vida devemos permitir que ele transforme nossas vidas.

A procissão foi acompanhada por algumas comunidades da Zona Rural que compõe o território da Paróquia de São Francisco. As Comunidades de Bom Sucesso, Cachoeira dos Lessas, Cachoeira dos Coelhos, Fazenda São Paulo e Assentamento São Francisco acompanhadas das bandeiras de seus padroeiros participaram da celebração que deu inicio com a chegada da procissão na Quadra da Gruta e foi presidida por Frei Francisco Rogério e concelebrada por Frei Gilmar Nascimento.

Romeiros provindos de vários estados do Nordeste lotam os espaços do Santuário para celebrar o Natal do Senhor

Os textos litúrgicos dos últimos dias que têm inserido os fiéis na perspectiva da vinda de Jesus, foi o ponto de partida para a reflexão do segundo dia. Frei Francisco a partir do exemplo da Virgem Maria e o seu canto do Magnificat apontou a todos o caminho da humildade como meio para fazer com que Jesus nasça nos corações e ao apresentar o gesto simples do Filho de Deus que nasce em uma manjedoura, pediu para que a partir deste exemplo, que cada um pudessem criar a consciência de que precisamos cuidar sempre mais um dos outros e favorecer as condições de vida para todos e todas para que assim todos juntos possam cantar as maravilhas de Deus.

A sabedoria do Evangelho refletida nos dias do Tríduo do Natal ecoou entre os presentes a partir da apresentação daquilo que é próprio da vida de Jesus, a humildade. “Deus sempre escolhe aqueles que se colocam como pequenos diante de sua vontade e que a acolhe com abertura de coração sem querer grandes pretensões” lembrou o vice reitor do Santuário.

O terceiro dia de celebração acontece nesta sexta (23) começando as 17h30 na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores com a Procissão em direção a Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes.

Texto: Roberto Alves | Fotos: Wesley Silva