Juventude é lembrada na Segunda noite de Novena a São Francisco das Chagas

A Romaria de Canindé é um verdadeiro encontro de gerações. É possível encontrar pelos espaços do Santuário pessoas mais velhas, crianças e, no meio delas, também jovens que seguindo o exemplo dos familiares chegam aqui para também pagar suas promessas e elevar suas preces a São Francisco das Chagas.

Os jovens também estiveram presente na segunda novena na Praça dos Romeiros. Com o subtema “São Francisco nos ensina a viver o Evangelho com a Juventude” a celebração refletiu sobre esta etapa da vida sendo a mesma vivida por São Francisco, tendo em vista que o santo morreu bem jovem.

O pregador da noite, Frei Davi Santos que compõe a Fraternidade Franciscana de Campo Formoso-Bahia dirigiu vários questionamentos aos devotos presentes e apontou aos jovens o que pode ser aprendido com São Francisco.

Primeiramente o frade apresentou que o jovem Francisco é uma resposta para aquelas questões que o mundo não satisfaz, lembrando a juventude que em meio a tantos desafios sociais é preciso encontrar o sentido no Senhor e o quanto somos amados por Ele. Um segundo ponto foi lembrado pelo religioso a respeito do que é passageiro e repentino, “Francisco entendeu que tudo passa, e no final de tudo, quando nada mais nos fala, Deus está no centro” recordou o religioso. Por último, Frei Davi falou sobre o serviço e a disposição de Francisco e mostrou seu exemplo como caminho para os jovens que também hoje desejam com entusiasmo dar uma resposta ao chamado de Deus.

A praça lotada acompanhou ainda momentos oracionais e acolheram a mensagem central da novena que contou com uma forte expressão da juventude através das leituras, procissão da Palavra e coreografia apontando os jovens como a esperança de um mundo melhor.

Colaboração de texto: Roberto Alves – Sala de Imprensa do Santuário

Fotos: Jander Silva