Famílias reunidas para celebrar a sétima noite de Novena a São Francisco das Chagas

Nos primeiros momentos da animação feita por Frei Francisco Rogério e o grupo de animação antes da Novena, já era possível ver um significativo número de devotos na Praça dos Romeiros que se preparavam para participar de mais uma noite celebrativa dos Festejos. A sétima noite da Novena teve como subtema “São Francisco nos ensina a viver a sabedoria do Evangelho em família” e como responsáveis a Pastoral Familiar, o Encontro de Casais com Cristo (ECC), Catequese Matrimonial e Iniciação à Vida Cristã.

O casal Rose Nunes e Jander Silva, junto de seus filhos, participam da oitava novena com música coreografada pelo grupo de dança Conzé

O texto franciscano retirado da regra de São Francisco apresentava a dimensão do cuidado que os irmãos devem ter entre si, sendo assim um exemplo para as realidades encontradas nas famílias de hoje. Uma junção de canções que remetem a Família e a devoção da São Francisco foi entoada por uma família e coreografada pelo grupo Conzé Urban Dance.

O pregador da noite foi o bispo da diocese de Juazeiro da Bahia, Dom Carlos Alberto Breis (Dom Beto) que dirigiu aos presentes um convite a perceber a Palavra de Deus como companheira no caminho e, sobretudo, aos casais é uma seta que aponta e auxilia nos momentos de crise. O frade recordou a forma como São Francisco contemplava a humildade com a qual o filho de Deus se fez nosso irmão e as dificuldades e tribulações que passou a família de Nazaré.

Prosseguindo, Dom Beto refletiu sobre o amor que deve se cultivar e que não pode encontrar limites e medidas para acontecer no seio da família. O amor na família, jamais, absolutamente jamais, pode e deve ser um amor fechado, uma família nunca deve ter portas e janelas fechadas para a vida dos outros, para a comunidade, para a realidade tantas famílias que sofrem, exclamou o pregador. O bispo concluiu citando o trecho de uma das cartas do Papa Francisco sobre defender, como família de Deus, a vida da concepção até a morte natural.

A sétima novena contou ainda com a participação de uma turma de seminaristas e reitores da Arquidiocese de Fortaleza e, após a pregação de Dom Beto, seguiram-se os demais atos centrais da novena como a Ladainha e a Exposição e Benção do Santíssimo Sacramento.

Colaboração de texto: Roberto Alves e Caio Renan
Fotos: Caio Renan