Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

“Vai Francisco, e reconstrói a minha casa”

Certo dia do ano de 1205, enquanto estava rezando na Igreja de São Damião, fora dos muros de Assis, pareceu-lhe ouvir uma voz vinda de um crucifixo pendurado atrás do altar. A voz lhe falou três vezes seguidas: “Francisco, vai e reconstrói a minha igreja casa que, como vês, está ruindo”. Olhando o estado lastimável da capela, pensou que a voz pedisse a restauração material. Foi para casa e, na simplicidade de seu coração, pegou da loja do pai um carregamento de tecidos. Colocou-os sobre a montaria e saiu a vendê-los. Vendeu até o cavalo, fazendo 15km a pé para retornar ao lar.

Francisco levou o dinheiro obtido para o padre que cuidava da Igreja de São Damião. Pediu mais: queria ficar morando ali, e o padre aceitou, mas rejeitou o dinheiro. Decepcionado, Francisco o depositou no parapeito da janela e ficou morando com o padre.

Colocado a par dos acontecimentos, enfurecido especialmente pelo prejuízo, Pedro Bernardone foi até a  Igreja, tirar satisfação. Vendo a recido especialmente pelo prejuízo Pedro, Bernardone foi até a  Igreja, tirar satisfação. Vendo a situação em que se metera, Francisco escondeu-se num buraco, donde saía apenas para as necessidades fisiológicas. Passados alguns dias entre orações e jejuns, ele saiu tão desfigurado e mal vestido que as pessoas passaram a tirar pedras nele, pensando que estivesse louco. O pai, mais aborrecido ainda, deu-lhe umas surras violentas, amarrou-o com algemas e o prendeu dentro de casa. Sonhara tanto em ter o filho único tocando os negócios, e agora parecia-lhe estar diante de um maluco.

Pedro Bernardone novamente em viagem de negócios e dona Pica libertou o filho, convencida de que não mudaria suas ideias. Livre, Francisco mandou-se para a Igreja de São Damião.

Fonte: São Francisco. O Poeta da criação. Autor:  Pe. José Artulino Besen. Editora: Mundo e Missão.

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário