O Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé todos os anos acolhe milhares de romeiros vindos de diversas regiões do país, em sua grande maioria das regiões Norte e Nordeste.
Para partilhar um pouco a vida dos romeiros de São Francisco aceitamos o convite de um desses devotos, o senhor Genésio Rodrigues de Freitas, que é coordenador da comunidade “União São Francisco”, também conhecida pela sua “romaria do chapéu”, em referência a veste marrom de São Francisco e o chapéu de Padre Cícero, do Juazeiro do Norte, Ceará, que todos os anos visita a Basílica de Canindé onde ficam hospedados no Abrigo dos romeiros.
A romaria do Santuário e Paróquia de Canindé, com 27 pessoas, contando com a presença do pároco e reitor Frei João Amilton – OFM, funcionários e alguns convidados, partiu às 5h20 na manhã do dia 04 de julho com destino ao Maranhão. Ainda antes do destino final houve uma parada na cidade de Teresina, Piauí, para o primeiro momento em conhecer os romeiros, que por sinal ofereceram um caloroso acolhimento, realizando-se ainda uma celebração.
Viajando praticamente a noite toda, no dia seguinte, 05 de julho, depois de um total de 8h de viagem, cerca de 1100 km, chegamos às 7h manhã a zona rural da cidade de Paruá, no Maranhão. E o regresso aconteceu no dia 07 de julho, ao meio dia, quando chegamos em Canindé às 7h da manhã do dia 08 de julho.
Veja algumas imagens da viagem:
Saiba mais…
UMA BOA EXPERIÊNCIA COM OS ROMEIROS
Durante os dias de permanência na comunidade “União São Francisco” pudemos experimentar momentos importantes da religiosidade e devoção dos romeiros, como o testemunho, a união, a fraternidade e a fé em São Francisco. Participamos de caminhada penitencial, rezas, celebrações na Paróquia de Santa Luzia do Paruá, encerramento da Festa de São João Batista, e confraternização.
Na viagem de romaria fizemos um pouco do percurso dos romeiros de São Francisco, e passamos por várias cidades como Vila Olinda-MA, Bom Jardim-MA, Bacabal-MA, Caxias-MA, Timom-MA, Teresina-PI, Altos-PI, Campo Maior-PI, Cocal de Telha-PI, Piripiri-PI, Tiágua-CE, Sobral-CE, entre outras cidades. O interessante de estar em Canindé é ouvir falar nessas cidades e sentir a vontade em conhecer a região de morada dos devotos e agora tivemos a felicidade de se encontrar com alguns desses romeiros.
Percebemos o amor e fé que os romeiros carregam por São Francisco das Chagas de Canindé, de como essa fé pode transformar a vida das pessoas para um caminho mais próximo de Deus e de seu filho amado Jesus Cristo.
Agradecemos a todos pelo acolhimento, a alegria, a amizade, a troca de experiência, a doação, e o carinho pela romaria do Santuário de São Francisco das Chagas. Um momento especial que ficará como boas recordações, até a próxima! Sejam também bem vindos a Canindé!
*por Rogério Sales (Jornal O Santuário)
Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário.