Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

“Tríduo Pascal: Doação – Paixão – Vida” (Celebremos a Vigília Pascal!)

Celebração no Sábado Santo (Vigília Pascal), na liturgia do Fogo e da Luz, é a preparação para a espera do Senhor ressuscitado.

Mergulhados na infinita bondade de Deus, buscando a conversão do coração como proposta de vida, tentando mudar nossas atitudes e anseios, chegamos mais uma vez às celebrações da Semana Santa, a semana dos cristãos, a semana especial, enfim, a mais significativa das semanas. E toda a liturgia parece nos querer falar de um amor insondável, de um mistério infinito, de uma bondade sem limites. Por que será que toca tanto nossa alma quando relembramos e revivemos os mistérios dos últimos dias do Senhor em nosso meio? Por que a paixão, a dor, o abandono, a solidão, a morte, parecem dizer tanto a nós cristãos? Por que corremos ao encontro daquele que é a Luz que destrói as trevas e elimina o poder da morte?

SEXTA-FEIRA SANTA

É a sexta feira da Paixão. Aquele que ontem havia celebrado a Ceia com os seus, mas que havia sido na mesma noite entregue aos “homens deste mundo”, agora jaz no madeiro.

Vigília Pascal na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em Canindé

SÁBADO SANTO
Começamos o Sábado lembrando aquele que jaz no sepulcro. É hora da Vigília das Vigílias, como dizia Santo Agostinho, da luz das luzes, do poder da vida sobre a morte. Afinal, ressuscitado e vivo é o nosso Deus. É por isso que esta noite é tão cheia de significados e de símbolos: Liturgia do fogo e da luz; Liturgia da Palavra; Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística. Somos, com Cristo, ressuscitados para uma vida nova.

DOMINGO DE PÁSCOA

Domingo de Páscoa, Santo Atanásio nos afirma, mas não a culminação de um tríduo preparatório, e sim a reafirmação da Vitória, já celebrada na grande Vigília do dia anterior.

Texto: por Frei Alvaci Mendes, com adaptações (Província da Imaculada Conceição – www.franciscanos.org.br)

Santa Missa da Vigília no Santuário

Participe da Santa Missa da Vigília Pascal na Quadra da Gruta de Nossa Senhora, logo mais às 20h, e para os devotos que estão longe acompanhe em nosso site, com a produção e transmissão ao vivo pela Web TV Paz & Bem e o Núcleo de Televisão do Santuário, clique aqui, ou no baner abaixo:

Notícia relacionada:

O silêncio de espera de Nossa Senhora

O Papa Francisco em sua reflexão por ocasião da Audiência geral de quarta-feira, 23, foi sobre o Tríduo Pascal no Jubileu da Misericórdia. Segundo ele momentos fortes que “nos permitem entrar sempre mais no grande mistério da nossa fé: a Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo”. (Continue lendo a notícia, clique aqui!)

Fonte: Equipe de Comunicação de Mídias Digitais do Santuário (www.santuariodecaninde.com).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *