Mergulhados na infinita bondade de Deus, buscando a conversão do coração como proposta de vida, tentando mudar nossas atitudes e anseios, chegamos mais uma vez às celebrações da Semana Santa, a semana dos cristãos, a semana especial, enfim, a mais significativa das semanas. E toda a liturgia parece nos querer falar de um amor insondável, de um mistério infinito, de uma bondade sem limites. Por que será que toca tanto nossa alma quando relembramos e revivemos os mistérios dos últimos dias do Senhor em nosso meio? Por que a paixão, a dor, o abandono, a solidão, a morte, parecem dizer tanto a nós cristãos? Por que corremos ao encontro daquele que é a Luz que destrói as trevas e elimina o poder da morte?
SEXTA-FEIRA SANTA
É a sexta feira da Paixão. Aquele que ontem havia celebrado a Ceia com os seus, mas que havia sido na mesma noite entregue aos “homens deste mundo”, agora jaz no madeiro.
SÁBADO SANTO
Começamos o Sábado lembrando aquele que jaz no sepulcro. É hora da Vigília das Vigílias, como dizia Santo Agostinho, da luz das luzes, do poder da vida sobre a morte. Afinal, ressuscitado e vivo é o nosso Deus. É por isso que esta noite é tão cheia de significados e de símbolos: Liturgia do fogo e da luz; Liturgia da Palavra; Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística. Somos, com Cristo, ressuscitados para uma vida nova.
DOMINGO DE PÁSCOA
Domingo de Páscoa, Santo Atanásio nos afirma, mas não a culminação de um tríduo preparatório, e sim a reafirmação da Vitória, já celebrada na grande Vigília do dia anterior.
Texto: por Frei Alvaci Mendes, com adaptações (Província da Imaculada Conceição – www.franciscanos.org.br)
Santa Missa da Vigília no Santuário
Participe da Santa Missa da Vigília Pascal na Quadra da Gruta de Nossa Senhora, logo mais às 20h, e para os devotos que estão longe acompanhe em nosso site, com a produção e transmissão ao vivo pela Web TV Paz & Bem e o Núcleo de Televisão do Santuário, clique aqui, ou no baner abaixo:
Notícia relacionada:
O silêncio de espera de Nossa Senhora
O Papa Francisco em sua reflexão por ocasião da Audiência geral de quarta-feira, 23, foi sobre o Tríduo Pascal no Jubileu da Misericórdia. Segundo ele momentos fortes que “nos permitem entrar sempre mais no grande mistério da nossa fé: a Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo”. (Continue lendo a notícia, clique aqui!)
Fonte: Equipe de Comunicação de Mídias Digitais do Santuário (www.santuariodecaninde.com).