Sétima noite de novena dirige um prece pela renovação das Famílias

Após um dia intenso de movimentação no Santuário, as famílias se reuniram na Praça dos Romeiros para celebrar mais uma novena dedicada a São Francisco das Chagas. Uma multidão já lotava o anfiteatro mesmo antes da chegada da procissão. A alegria e a emoção gritaram mais alto que os cantos, quando os romeiros e devotos puderam ver ao longe a áurea de Luz que cercava aquele que bem soube imitar a Jesus.

Os devotos acenavam e dirigiam os seus olhares para o Painel que com bastante leveza era levado por dezenas de fieis. Ao subir no altar central, um viva forte que demonstra o vigor e o amor ao padroeiro de Canindé. A sétima novena deu continuidade com o seu rito. Frei Gilmar Nascimento, reitor do Santuário, saudou os presentes e o estado do Piauí. A diocese de Limoeiro do Norte também foi lembrada e saudada por todos.

As famílias, juntamente com o IVC (Iniciação a Vida Cristã), assumiram a liturgia da celebração. Durante a procissão da Bíblia, uma pequena casa foi acompanhada de casais até o altar, no pequeno objeto de madeira era sustentada com palavras como oração, pão, palavra. Na apresentação musical, após a leitura do texto franciscano, uma prece das famílias na tradicional música de Padre Zezinho “Oração pela Família”

O pregador da noite foi o Coordenador Arquidiocese de Pastoral, Padre Watson Façanha, que exaltou de inicio a felicidade percebida nos frades em meio ao cansaço na acolhida dos devotos que trazem o desejo de vir ao Santuário. Lembrando o texto lido das fontes Franciscanas escrito por Tomás de Celano, que contou um pouco da realidade do jovem de Assis, o padre falou que o mesmo o fez questionar sobre quais elementos familiares, Francisco, com sua família, nos faz ver. O Coordenador de Pastoral lembrou que Francisco antes de sua conversão foi embalado por uma vida baseada em riquezas, onde os bons costumes eram colocados em segundo plano e que a aparência era mais importante. “Foi em meio a esta família longe dos planos de Deus que Jesus encontra Francisco e Francisco encontra Jesus, mudando a sua lógica de vida”.

O Pregador dirigiu mais uma pergunta a comunidade: Quais são os valores que tem regido nossas famílias? O padre levou a refletir sobre os diversos desafios presentes nas famílias em nossos dias como o egoísmo desenfreado, relações abusivas, divisão etc. Apresentando as tristezas e desafios presentes nas famílias do tempo de Francisco e nas de hoje, Padre Watson ressaltou aos fieis que assim como em meio as realidades familiares marcadas por crises na Idade Média o Senhor encontrou o jovem de Assis, assim também hoje, a partir da abertura do coração, poderemos também ser encontrado por Ele.

Um outro exemplo familiar apresentado foi o da Sagrada Família de Nazaré, que assim como os romeiros faziam peregrinações e viviam a fé como uma comunidade. “Depois desta peregrinação feita, devemos nos perguntar sobre o que levamos desta festa para nossas casas? Pois o nosso testemunho vivido aqui e partilhado com os outros pode ser um sinal de salvação para nossa casa” frisou o pregador.

“Cultivemos os mesmos sentimentos de Cristo, pois eles mudaram a vida de Francisco e também pode mudar as suas vidas. Que sentimentos são estes? Primeiro, a centralidade de nossa família deve ser as coisas de Deus, segundo que nossas famílias devem avaliar se estamos nos ocupando das coisas de Deus ou somente da vida alheira e por último a necessidade da escuta da Palavra”

A pregação foi concluída com uma motivação oracional que elevou uma prece a Deus pedindo pelo amor e pelo perdão entre as famílias. Concluindo a oração, Padre Watson pediu para que todos abrissem os olhos e dissesse para quem estava do seu lado “a nossa família pode ser renovada, basta que abramos o nosso coração a Cristo como Francisco.”

Padre Watson Façanha

Após a escuta da Palavra, o Verbo que se fez carne entrou na Praça do Romeiros e o desejo dos fieis era de tocar, fazer suas preces ou pelo menos o acompanhar pelo olhar. Na adoração do Santíssimo Sacramento, Padre Watson dirigiu uma prece as famílias. Depois da invocação da benção sobre o povo, o Santíssimo retornou à sua cripta enquanto a procissão seguiu pela avenida do monte em direção à Praça da Basílica.

Fonte: Serviço de Comunicação do Santuário – Frei Roberto Alves

Fotos: Jander Silva