No dia 2 de agosto, em todas as igrejas franciscanas, é celebrado o Perdão de Assis, ou a Indulgência da Porciúncula. A origem desta graça está ligada à história da pequena Porciúncula, dentro da Basílica Santa Maria dos Anjos, em Assis, na Itália.
Em meio às celebrações eucarísticas e procissão programadas para essa data, ocorrerá o lançamento do cartaz e outros materiais de divulgação da Festa de São Francisco das Chagas 2017, que tem como tema “Francisco, restaura minha Igreja!”, com coletiva de imprensa às 16h.
A data marca também o início do ciclo de romarias, que se intensificam a partir de agosto e mantêm-se fortes até fevereiro. Todos os romeiros e devotos de São Francisco são convidados a participar dos eventos programados em Canindé. Aqueles que não puderem comparecer ao Santuário nessa data, poderão acompanhar a transmissão da Santa Missa através do site do Núcleo Televisivo do Santuário (NTS) às 18h.
Clique aqui no banner e assista ao vivo!
Confira a programação completa:
6h – Santa Missa na Basílica
9h – Celebração na Basílica com a Ordenação Presbiteral dos frades: Frei Francisco Rogério, de Mossoró-RN, e Frei Ricardo, de Campo Formoso-BA. Celebrante: Dom Frei Beto Breis, OFM.
16h – Coletiva de imprensa na Basílica e lançamento do Cartaz e outros materiais de divulgação da Festa de São Francisco das Chagas 2017.
17h30 – Procissão com a imagem de Nossa Senhora dos Anjos, saindo da Igreja das Dores.
18h – Missa Festiva na Basílica, transmitida na internet, pelo Núcleo Televisivo do Santuário (NTS), na página: www.santuariodecaninde.com/comunicacao/web-tv-vivo/
Atendimentos no Santuário
CONFISSÕES
7h ás 11h e das 14h ás 17h, no Complexo Confessional São Damião.
Saiba mais…
São Francisco e o Perdão de Assis
Conforme a história, São Francisco, no ano de 1216, estava em Santa Maria dos Anjos e à noite lhe é revelado que se dirija à cidade de Perúsia para pedir ao Papa Honório III a indulgência para a capela da Porciúncula que o santo tinha restaurado. São Francisco disse ao papa: “O que vos peço não o faço por mim mesmo, mas por determinação Daquele que me enviou, isto é, Nosso Senhor Jesus Cristo”. E o papa assim respondeu: “É de nossa vontade que teu pedido seja atendido”. É por isso que o dia 2 de agosto, festa de Nossa Senhora dos Anjos, é o dia do Perdão de Assis.
Para quem deseja alcançar a indulgência plenária do Perdão e Assis, para si mesmo ou falecidos:
- Confessar para estar na graça de Deus (8 dias antes ou depois);
- Participar da Santa Missa e Comungar;
- Participar da Santa Missa, de preferência em um Santuário, onde se renova a profissão de fé, rezando CREDO, para afirmar a própria identidade cristã;
- Rezar o PAI NOSSO, para afirmar a dignidade de filhos e filhas de Deus, recebida no batismo;
- Rezar uma oração na intenção do Papa e pela unidade da Igreja.
Fonte: Equipe de Comunicação de Mídias Digitais do Santuário / P@scom.