De longe distante, tangidos por fé, de todo lugar chegam a Canindé. Não temem a jornada, correndo até risco, de qualquer maneira, vêm ver São Francisco. (Estrofe do Cântico de Longe Distante, do autor Manoel Messias)
Este cântico traduz bem o sentimento de fé, devoção e emoção que movem os romeiros a vir visitar São Francisco das Chagas em Canindé, no sertão do Ceará.
Chegou na manhã desse dia 03 de outubro na cidade de Canindé a tradicional romaria do Codó, do Maranhão, em sua 34ª Edição. A recepção aos romeiros codoenses aconteceu no distrito de Caiçara, a cerca de 15km de Canindé. Com muita alegria e animação aconteceu a acolhida fraterna pela equipe do Santuário, na presença do Reitor Frei Marconi Lins, o Guardião do Convento Frei Sérgio Moura, o grupo de cântico Vozes do Santuário, os jovens missionários, a imprensa de comunicação local, e autoridades da cidade.
No ano passado, 2014, a romaria das “Carretas do Codó”, foi impedida de seguir viagem a Canindé, devido a legislação vigente de transito ao transporte pau-de-arara. Para continuar a cumprir a promessa de trazer os romeiros, o empresário Francisco Carlos Oliveira, também conhecido como Chiquinho do Codó, desta vez disponibilizou 20 (vinte) ônibus, substituindo os 12 (doze) veículos pau-de-arara, embora já fizesse parte da cultura da romaria, agora os devotos experimentam uma viagem mais confortável. Pode mudar a condução do transportes, mas a fé dos devotos continua, mesmo que com sacrifício, como muitos preferem fazer, em caminhada, de bicicleta, de moto, à cavalo, pois o importante é vir visitar São Francisco.
Veja algumas imagens da acolhida aos romeiros do Codó, do Maranhão:
Saiba mais…
Uma visita especial de São Francisco aos romeiros do Codó: acompanhe como foi a visita realizada em dezembro do ano passado, 2014!
Sejam todos bem vindos romeiros e romeiras de São Francisco!
Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário (www.santuariodecanindecom). Fotos: Arquivo da Paróquia (por Rogério Sales).