Paróquia de São Francisco comemorou na noite de segunda-feira 200 Anos de Evangelização

Uma missa presidida pelo pároco e reitor do Santuário, frei Marconi Lins, celebrou os 200 anos de criação da Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé. A cerimônia foi realizada na Basílica que comemora 100 anos de sua sagração, na noite da última segunda-feira dia 30 de outubro.

A Paróquia, foi criada no dia 30 de outubro de 1817, por Dom João VI que despachou o Alvará de Elevação da Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé, a antiga Capela, à condição de Matriz Colada, ato confirmado pelo então Bispo de Pernambuco, Dom Frei Antônio de São José Bastos.

Confira algumas imagens da celebração festiva no dia 30 de outubro, na Basílica de São Francisco das Chagas de Canindé:

A história da Igreja Matriz

No ano 1817, também tomou posse o primeiro vigário, o padre Francisco de Paula Barros. Na solenidade frei Marconi lembrou os 100 anos da sagração da Matriz de São Francisco, que em 1925, a Santa Sé Apostólica, devido à grande propagação da romaria em devoção ao santo eleva o Santuário à dignidade de Basílica Menor, título dado a poucas igrejas no mundo. Esta solenidade aconteceu por ocasião do 7º Centenário da morte de São Francisco.

A construção da capela

A Capela de São Francisco já se tornava pequena devido o grande fluxo de romeiros que passavam a visitá-la. Para atender melhor às necessidades de acolhimento, bem como melhorar a estrutura física da capela, logo após a tradicional festa de São Francisco em 1910, foi dado início às obras de construção do Novo Santuário, tendo sido completamente concluído em 1915, mesmo ano da criação e lançamento do 1º número do Jornal o Santuário, hoje Revista o Santuário’’, lembrou.

A paróquia hoje

Na homilia, frei Marconi lembrou que ‘’nós somos a igreja de Deus, uma comunidade de comunidades, a nossa paróquia tem hoje 45 comunidades rurais. Tudo isso nasceu dessa fraternidade, desse chamamento do nosso Deus, que serve seu povo, como filho de Deus. Somos essa igreja que atraí muita gente no meio do sertão’’.

O celebrante também destacou que os romeiros presentes desde o início dessa história: ‘’Antes de sermos paróquia, nós já éramos o caminho, o caminho percorrido por muitos irmãos nossos que descobriram, aqui em Canindé, a força de um homem evangélico, um homem cristão, uma homem igreja, um homem chamado Francisco’’.

O grande desafio para o ano de 2018 é construir uma reflexão sobre o significado de ser Igreja neste tempo em que vivemos, “cheios de grandes desafios e oportunidades, que nos impulsiona a estarmos presentes em nossa realidade e agirmos nela a partir do Evangelho para tornar o Reino do Pai presente e atuante, transformando as estruturas de pecado que destroem a vida, sobretudo dos pobres e de toda a nação’’, enfatizou frei Marconi Lins.

A comemoração dos 200 anos aponta para uma história, elemento para a fé cristã: “são dois séculos de fé, devoção e amor ao santo mais popular do mundo. A nossa paróquia é vida, que vive a palavra de Deus e a eucaristia. Precisamos ser fiéis ao pai, da mesma forma de Jesus Cristo. O espírito santo nos dá a força do filho de Deus’’, disse frei Marconi Lins.

Participaram da celebração romeiros dos Estados do Piauí, Maranhão Pernambuco, Roraima e Mato Grosso. A missa serviu também para comemorar o aniversário de frei Carlos Antônio Silva Santos, que já foi pároco do Santuário.

Com informações do Santuário de São Francisco

Fotos de Antônio Carlos Alves