O Papa Bento XVI na Oração Mariana do Angelus do último domingo (24) na Praça São Pedro recordou a solenidade de Nascimento de São João Batista.
“Com exceção à Virgem Maria, o Batista é o único santo do qual a liturgia festeja o nascimento, e o faz porque está estreitamente ligado ao mistério da Encarnação do Filho de Deus”.
O Sumo Pontífice fez referência à figura importante que representa João Batista nos quatro evangelhos como o precursor de Jesus.
“Os quatro Evangelhos dão grande destaque à figura de João o Batista, como o profeta que conclui o Antigo Testamento e inaugura o Novo, indicando em Jesus de Nazaré o Messias, o Consagrado do Senhor”.
O Santo Padre lembrou ainda o motivo do nome de João, o Batista.
“Por isso ele é chamado Batista, ou seja, aquele que batiza. Quando um dia de Nazaré chegou Jesus pedindo para ser batizado, Batista de início se negou, mas depois concordou, e viu o Espírito Santo posar sobre Jesus e ouviu a voz do Pai celestial que o proclamava seu filho. Mas a sua missão não estava ainda completa. João foi decapitado no calabouço do rei Erodes, e assim o testemunho do Cordeiro de Deus ficou completo, aquele que Batista havia antes de todos reconhecido e indicado publicamente”, explicou Papa Bento XVI.
Ao final da oração, Bento XVI contou sobre sua visita na próxima terça-feira (26) às áreas atingidas pelos terremotos no norte da Itália e pediu orações.
Fonte: Redação Portal A12 (www.a12.com) – Santuário de Aparecida